Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TROCA DE CORRESPONDÊNCIAS... E DE ALGUMAS FARPAS

Transcrição de algumas mensagens eletrônicas trocadas entre Zégua e JISSELDO (Técnico do MDS, Responsável pelo programa do Cadastramento Único – Obviamente o nome é ficticio). Os e-mails abaixo foram trocados em apenas duas semanas:

De: Zégua
Enviada em: segunda-feira, 22 de setembro de 2008 11:34
Para: JISSELDO
Assunto: PAGAMENTOS EXCLUIDOS - MISTÉRIO

Jisseldo, hoje várias pessoas me procuraram, com o mesmo tipo de problema. No extrato aparece a mensagem: PAGAMENTO EXCLUIDO.

Na folha de pagamento (setembro/2008) diz LIBERADO.
E no SIBEC aparece: ACUMULO DE BENEFICIOS FINANCEIROS DO PROGRAMA COM O PETI

O que está acontecendo? Em todos os casos apresentados, o cadastro está atualizado, a familia preenche todo o perfil de um usuário do BF, as crianças estão na escola, etc.

E não venham nos dizer a velha ladainha que o problema é no nosso Município. Fico me perguntando o que o governo pretende com tantas alterações no BF justamente agora em pleno calor de uma campanha eleitoral.

Segue o NIS de apenas um caso (depois faço uma lista):
16598268888.

Zégua - Coord. Bolsa Familia



RESPOSTA DO JISSELDO
Subject: RES: PAGAMENTOS EXCLUIDOS - MISTÉRIO
Date: Mon, 22 Sep 2008 12:17:01 -0300
From: JISSELDO
To: ZÉGUA

Colega Zégua,
Se vires o site do MDS, vais ver que, o Governo rodou o cadúnico sobre as RAIS – Relação Anual de Informações Salariais do ano passado, por isso este monte de bloqueios.
Sugiro que dê uma olha no site do MDS, deve ter uma orientação de como resolver a situação.
JISSELDO


COMENTÁRIO (meu): No e-mail que enviei acima mostrei uma série de contradições envolvendo benefícios: No extrato aparece a mensagem: PAGAMENTO EXCLUIDO. Na folha de pagamento (setembro/2008) diz LIBERADO. E no SIBEC aparece: ACUMULO DE BENEFICIOS FINANCEIROS DO PROGRAMA COM O PETI.

Em nenhum lugar diz que o beneficio foi bloqueado. O JISSELDO disse: “o Governo rodou o cadúnico sobre as RAIS – Relação Anual de Informações Salariais do ano passado, por isso este monte de bloqueios (ênfase minha)”.

RAIS? Como informei acima, ao escrever para o JISSELDO “em todos os casos apresentados, o cadastro está atualizado, a família preenche todo o perfil de um usuário do BF, as crianças estão na escola, etc”. Na lista da RAIS (enviada pelo MDS, e que temos cópia) não consta o nome de nenhum dos casos que apresentaram os problemas acima referidos.

O JISSELDO também aconselhou: “Sugiro que dê uma olha no site do MDS, deve ter uma orientação de como resolver a situação (ênfase minha).” DEVE TER?
Por que não: TEM? É simples: PORQUE NÃO TEM!

Por que ele não indicou o link específico no site sugerido? Porque não existe.

RES: RES: PAGAMENTOS EXCLUIDOS - MISTÉRIO‏

OUTRA MENSAGEM DO JISSELDO SOBRE O TEMA DO E-MAIL ANTERIOR

De: JISSELDO
Enviada:terça-feira, 23 de setembro de 2008 11:36:01
Para: ZÉGUA

Zégua,
Sugiro a leitura atenta aos arquivos em anexo.
JISSELDO


COMENTÁRIO (meu): Os arquivos enviados pelo JISSELDO foram:
a) Cópia da Instrução Operacional n.º 24/SENARC/MDS, de 21/08/2008, que orienta sobre a atualização cadastral de famílias bloqueadas em razão de envolvimento com a RAIS e BPC (o que não é a situação dos casos que estamos enfrentando);

b) Cópia da Instrução Operacional n.º 25 SENARC/MDS, 05/09/2008, que trata de famílias com problemas em relação à FREQUÊNCIA ESCOLAR (que também não tem nada a ver com os casos já mencionados).

NOVA MENSAGEM PARA O JISSELDO
De: ZÉGUA
Enviada em: terça-feira, 23 de setembro de 2008 07:36
Para: JISSELDO
Assunto: BLOQUEADOS? CANCELADOS MESMOS!

Caro JISSELDO, o problema maior é que os usuários não estão sendo BLOQUEADOS e sim CANCELADOS. O governo não está atirando para ferir (bloquear), mas para matar (cancelar). Por que não bloqueiam primeiro, dando para nós a chance de desbloquearmos se constatarmos que os motivos de bloqueios não procedem? Se for pra continuar assim, sugiro que cancelem todo mundo e comecem tudo do zero.
Até parece que vivemos em um mundo e o pessoal do MDS em outro.

Zégua


RES: BLOQUEADOS? CANCELADOS MESMOS!‏
De: JISSELDO
Enviada: terça-feira, 23 de setembro de 2008 10:52:32
Para: Zégua

Colega Zégua,
Você já tentou a reversão de cancelamento ?
JISSELDO


NOVA MENSAGEM PARA O JISSELDO (23 de setembro de 2008)

ACÚMULO DE BENEFICIOS?‏
De: ZÉGUA
Enviada: terça-feira, 23 de setembro de 2008 13:19:17
Para: JISSELDO

JISSELDO, o que significa "ACÚMULO DE BENEFICIOS FINANCEIROS DO PROGRAMA COM O PETI", que aparece nos motivos de bloqueios ou cancelamentos no SIBEC?
Veja o caso dessa senhora, RITA MARANGUABA DA SILVA, NIS 16566634404. Ela é pobre, têm três filhos, todos estão no colégio (e isto está informado no cadastro), não tem nenhum tipo de renda, vive dos favores alheios, etc.
Mas de repente seu beneficio foi excluído (no extrato aparece a mensagem PAGAMENTO EXCLUIDO). Como eu já disse antes, o governo atirou nela pra matar. Por que não simplesmente bloquear e dá uma chance pra gente resolver o caso?
O que podemos fazer com o caso dela? Ah, não tem ligação nenhuma com RAIS e BPC.
Grato,
ZÉGUA


* SEM RESPOSTA ATÉ O MOMENTO (02/10/2008)

NOVA MENSAGEM PARA O JISSELDO (26 de setembro de 2008)

BENEFICIOS CANCELADOS - POR QUE?‏
De: ZÉGUA
Enviada:sexta-feira, 26 de setembro de 2008 11:41:53
Para: JISSELDO

Caro JISSELDO,
Lí em uma das mensagens enviadas pelo MDS que ninguém pode ser excluído nos seis meses restantes do final de um governo. Parece brincadeira, mas dezenas de beneficiários estão sendo excluídos neste mês (alguns por justa causa, pensão, aposentadoria, etc.). Mas outros,...
Sobre esses "outros", gostaria que olhasse o caso da senhora MARIA MANGUCHA LOPES, NIS 16466675784.
Na folha de setembro, seu pagamento está liberado. No SIBEC está cancelado (desde 18/09). Motivos: ACÚMULO DE BENEFICIOS FINANCEIROS DO PROGRAMA COM O PETI. O que significa isso?
Pelo que sei, o governo não envia mais o dinheiro do PETI para as famílias, a não ser por meio dos cartões. Mas no cartão aparece apenas o Bolsa Família. Agora uma família extremamente carente vai ficar sem receber seu beneficio... por que essa confusão toda? E por que logo agora? E parem de culpar os Municípios pelo caos que vocês mesmos criaram.
Eu gostaria muito que vocês passassem um dia nos Municípios, para ver de perto o que esse "abençoado" Bolsa Família tem feito com dezenas de famílias.
Espero que essa confusão seja logo resolvida.
Zégua



* SEM RESPOSTA DO JISSELDO ATÉ O MOMENTO (09/10/2008, 09:12 horas).

APELANDO PARA A GISESFO (um ano antes)

De: ZÉGUA
Enviada em: quinta-feira, 18 de outubro de 2007 09:58
Para: GISESFO05 - Bolsa Família e Cadúnico
Assunto: DESCANCELAMENTO BENEFICIO

Senhores,
No final de agosto do corrente ano, enviamos um oficio para o MDS, solicitando o descancelamento de alguns benefícios. Recentemente, na primeira semana de outubro, consultando o SIBEC, constatamos que algumas pessoas tiveram seus benefícios liberados.
Porém alguns beneficiários continuam cancelados, e entre eles, pessoas extremamente carentes. Gostaríamos de solicitar o mais urgente possível o descancelamento do beneficiário abaixo:
- MARIA DESESPERADA OLIVEIRA - NIS 16366628383
Informamos ainda que o citado beneficiário consta da lista enviada (via oficio) ao MDS.
Cordialmente,
ZÉGUA

P.S.: Solicitamos uma resposta o mais breve possível (qualquer resposta).



RESPOSTA DA GISESFO

DESCANCELAMENTO BENEFICIO
gisesfo05@caixa.gov.br para mim, em 18/10/07

Ao
Zégua
COORD. PROG. BOLSA FAMILIA

1. Comunicamos que as reversões de cancelamento efetivadas pelo MDS, em reposta aos ofícios emitidos pelas prefeituras, podem ser consultadas pelo site www.mds.gov.br no link Bolsa Família.

1.1 Outra opção de consulta 0800 – 707 -2003.

2. Colocamo-nos à disposição para mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Marco Jangará Pires de Senna
Analista

Nailson Arruda Mulligan
Gerente de Serviço
GISES FO


COMENTÁRIO (meu): Resposta muito “esclarecedora“. Todo mundo sabe que o site do mds (e do link bolsa família) tem centenas de páginas e links. Por que não indicaram especificamente em que link se encontram as informações solicitadas?
“Outra opção de consulta: 0800 – 707 – 2003”
. Não acredito que tiveram a coragem de escrever isso!

“Colocamo-nos à disposição para mais esclarecimentos” – A Praça é Nossa está perdendo excelentes comediantes.

*** Nomes próprios citados no e-mail foram substituídos por nomes fictícios (tomara que sim!)

APELANDO PARA A OUVIDORIA DO MDS

E-MAIL ENVIADO PARA A OUVIDORIA DO MDS, HOJE (02/10/2008)

BENEFICIOS EXCLUIDOS - MOTIVOS NEBULOSOS‏
De: ZÉGUA
Enviada:quinta-feira, 2 de outubro de 2008 11:13:33
Para: ouvidoria@mds.gov.br

Senhores, recebemos dezenas de mensagens do MDS informando que, em setembro de 2008, muitas famílias teriam seus benefícios BLOQUEADOS, em razão de duas coisas: ligação com o BPC ou RAIS. Acontece que, repentinamente, em nosso Município, dezenas de usuários (sem ligação nenhuma com RAIS e BPC) tiveram seus benefícios EXCLUIDOS (nem sequer foram bloqueados), sim, EXCLUIDOS bruscamente. Quando acessamos o SIBEC, procurando saber a razão disso, encontramos a mensagem: ACUMULO DE BENEFICIOS FINANCEIROS DO PROGRAMA COM O PETI.

Enviamos vários e-mails para os coordenadores do programa, em busca de respostas, mas tudo que fizeram foi sugerir que procurássemos ler as portarias do MDS. Até agora não sabemos o que fazer, as pessoas são extremamente carentes, seus benefícios estão excluídos - e tudo isso exatamente no período eleitoral. Será que o pessoal do MDS enlouqueceu?

Cordialmente,

ZÉGUA

P.S.: Nossos Municípios vizinhos também estão enfrentando os mesmos problemas.


Resposta Automática‏

De: Ouvidoria (ouvidoria@mds.gov.br)
Enviada: quinta-feira, 2 de outubro de 2008 11:32:38
Para: ZÉGUA

Prezado Cidadão,
Recebemos, aqui na Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, sua mensagem. Informamos que, tão logo tenhamos um posicionamento a respeito da mesma, entraremos em contato com Vossa Senhoria.
Desde já agradecemos o contato e nos colocamos à sua disposição, no que estiver ao alcance desta Ouvidoria.
Atenciosamente,
Ouvidoria-Geral
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
0800 707 2003


* SEM RESPOSTA DA OUVIDORIA ATÉ O MOMENTO (22/10/2008, 09:04 horas).

E agora? Apelar pra quem?


* NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA - segunda-feira (06/10/2008), um dia DEPOIS das eleições, chega na agência dos Correios mais de 60 cartões Bolsa Família, criando um grande alvoroço e expectativa entre a população que há anos aguardava seu beneficio (uma senhora aguardou 7 anos!!!).

* Agora temos mais de 50 (cinqüenta) casos de bloqueios, cancelamentos e exclusão (e ninguém do MDS dá a mínima para nossos pedidos de socorro); e pra complicar, chega mais de 60 cartões (na lista divulgada pela agência dos Correios em nossa cidade há 69 pessoas), inclusive de pessoas que HOJE ESTÃO EMPREGADAS e MELHORARAM DE VIDA;

* E agora? Temos que explicar para a população por que PESSOAS EXTREMAMENTE CARENTES FORAM EXCLUIDAS AGORA EM SETEMBRO, enquanto que (no mesmo período) PESSOAS DE CONDIÇÃO FINANCEIRA RAZOÁVEL foram agraciadas com o CARTÃO BOLSA FAMILIA (novinho em folha).

09 de outubro de 2008, 10:52 horas.

4 comentários:

  1. amigos o que esta acontecendo com o bolsa familia? ha mes que vem valor x outro mes outro valor gostaria de entender alguem pode mim explicar, acredito que mereça uma explicaçao convencente.

    ResponderExcluir
  2. o governo estar de parabéns, pelo bolsa familia,eu recebo eme ajuda muito.

    ResponderExcluir
  3. parabenés luis inacio lula, ex;presidente pela continuidade do bolsa familia

    ResponderExcluir
  4. por que eu tenho o numero do nis já tem algum tempo e não tenho o beneficio.isso é possivel,gostaria de uma resposta,tenho uma filha de cinco anos nescessito muito desse dinheiro.

    ResponderExcluir