19 de abril de 2010, segunda-feira. Num belo dia de sol, nosso herói Zégua resolveu (foi forçado) acessar o site do terrível SIBEC. Para quem não sabe, esse é o nome do sistema responsável pelo processamento dos dados do pessoal cadastrado no Bolsa Família. Há duas semanas que o tal sistema está com TPM (Testando Paciência Minha), e hoje piorou. Isso não é novidade para quem lida com o tal "alterador de pressão do cidadão". Mas é que hoje (depois de alguns contratempos) resolvemos homenageá-lo.
Depois do raiar do sol, elas chegaram. Elas quem? Elas, as amigas de Dona Prissiga.
Elas, as terríveis usuárias do Bolsa Família cujo cartão teve sei-lá-que-tipo-de-problema-que-os-gênios-do-0800-sempre-adoram-dizer-que-só-o-municipio-resolve.
- A mulher do 0800 disse que você precisa trabalhar.
- Como assim? – Zégua já tinha ouvido aquilo antes, mas fingiu surpresa.
- Que você não está trabalhando direito, que o meu cadastro nunca chegou lá, Blá! Blá! Blá! Blá! – Disparou a dita cuja, recitando as acusações de sempre.
Zégua, torcendo para que o SIBEC, nesta semana, tivesse criado vergonha e melhorado, digitou o endereço na internet e aguardou alguns segundos.
Abriu-se a Primeira Janela (colocar o nome do usuário e a senha).
Deu certo. Abriu-se a Segunda Janela (confirmar o CNPJ do Município).
Abriu-se a Terceira... abriu nada! Repentinamente apareceu uma misteriosa mensagem:
“SUA SESSÃO EXPIROU. FECHE ESSA JANELA E FAÇA O LOGIN NOVAMENTE.”
O sangue do nosso herói começou a ferver. “É hoje!”
Respirou fundo e resolveu começar tudo novamente.
Abre-se a Primeira Janela (colocar o nome do usuário e a senha).
E lá vem ela:
“SUA SESSÃO EXPIROU. FECHE ESSA JANELA E FAÇA O LOGIN NOVAMENTE.”
“Essa não!”
Nosso herói tornou a respirar e resolveu começar de novo. Ao mesmo tempo, outras senhoras, membros da organização comandada por Dona Prissiga, entraram na sala. Geralmente é assim. Segunda-feira a terra treme, os móveis balançam, o ar fica altamente inflamável. Como sábado e domingo (quando o Zégua TENTA se esconder), não há atendimento, a “cambada” se une e chega todo mundo na segunda-feira, querendo a solução imediata dos seus velhos problemas.
Abre-se a Primeira Janela (vocês já sabem pra que serve!).
Abre-se a Segunda Janela... cruzem os dedos, prendam a respiração...7, 6, 5, 4, 3, 2, 1...
Abriu-se a Terceira Janela! Deus seja Louvado!
Zégua limpa o suor (um ventilador contra dez narizes de uma só vez não dá conta).
Abre-se a Quarta Janela e...
“SGR – ERRO ENCONTRADO NA CRIAÇÃO DO CERTIFICADO. COMPONENTE (SGR.S116). FAVOR REPORTAR O PROBLEMA. TENTE MAIS TARDE.”
Zégua coloca a cabeça entre as duas mãos e fica olhando para um canto, como se estivesse em transe. Depois olha para uma das senhoras e diz:
- Parece que o Sistema não vai abrir hoje... alguém aí deixou a panela no fogo? Alguém aí tem planos de assistir a novela das sete, ainda hoje? É o seguinte: vou tentar novamente. Se não der certo, vamos deixar pra outro dia.
Nova tentativa.
Antes de abrir a Segunda Janela, aparece a velha mensagezinha romântica:
“SUA SESSÃO EXPIROU. FECHE ESSA JANELA E FAÇA O LOGIN NOVAMENTE.”
Zégua tá muito paciente hoje. Não é que resolveu tentar novamente, outra vez, de novo?
Milagre! Conseguiu chegar à Quarta Janela.
Chegou à Quinta Janela. Chegou à Sexta... chegou à Sétima, a última, quando você só tem que colocar o número do cartão da “individua” e ver a ficha dela.
Teclando bem devagar, como se tivesse aprendido a digitar na semana passada...
Digitando bem lentamente, como se estivesse tentando desarmar uma bomba...
Com a respiração presa, e deixando até de piscar, como tivesse que escolher um dos fios da bomba e não soubesse qual cortar: o vermelho ou o azul?
Ao digitar o último algarismo do NIS (o numerozinho do cartão), quando então a última página se abre, eis que uma nova página aparece, trazendo a estarrecedora mensagem:
“The Page cannot be found
The Page you are looking for might have been removed, had its name changed, or is temporarily unavailable....” e mais dezenas de outras palavras em inglês.
Zégua teve vontade de esmurrar o computador. Só vontade, infelizmente.
E mais gente chegando. E a fila crescendo.
Até que Zégua se levantou e mandou todo mundo ir para a “baixa-da-égua!”
Calma! Calma! Ele, simplesmente, de forma educada (por fora), comunicou às prissiguetes (seguidora de Dona Prissiga), que naquele momento, o sistema estava indisponível e que, procurassem voltar outro dia.
Pois é. Quem é obrigado a acessar o SIBEC todos os dias, precisa antes tomar um barril de suco de macujá (acredito que meus leitores conheçam a fama dessa abençoada frutinha).
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Imgine só, quando o sistema ficar totalmente on line????
ResponderExcluirHaja suco de maracujá, Viviane!
ResponderExcluirEsse blog é muito engraçado, pois relata igualzinho tudo o que acontece no meu município. Parece que esse problema é generalizado e a CAIXA não resolve nada!!!
ResponderExcluirGENTEM SOU UMA ZEGUA ACOMPANHADA DE QUATRO OUTROS ZEGUAS...mAS INCRIVELMENTE EU ENCONTREI O REI DOS ZEGUAS MEU CHEFE...
ResponderExcluirÉ INCRIVEL COMO ELE SE ENQUADRA EM TODAS AS SITUAÇÕES DOS ZEGUAS CITADOS.
PARABÉNS ESTE BLOG É PERFEITO.
Este SIBEC não existe!!!! Deixa o nome de alguém que já faleceu, e foi informado no CADUNICO,com número de atestado de obito e tudo,aparecer na relação de beneficiários bloqueados até um ano depois da morte!
ResponderExcluirCancela por motivo de renda superior o cadastro de gente que atualizou dois ou três dias antes , com renda zero!
Toma vergonha,CAIXA!!!!
O que fazer? Usuários com renda percápita R$311,cadastro atualizado duas vezes, inúmeros protocolos da situação,data da situação extrapolou o limite que completou a última data da atualização...continuam recebendo benefício; E nós Operadores
ResponderExcluirrecebemos: pregas no rosto, dores (todo o tipo), e o cara lá e cima (aquele da caixa)kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk