Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O RETORNO DE ZÉGUA... NA VERDADE, ELE NUNCA FOI PRA LUGAR NENHUM. SÓ ESTAVA SEM TEMPO DE DIZER QUE CONTINUA VIVO

(Clique sobre a imagem para vê-la ampliada).

ALGUMAS NOTINHAS RECENTES, PRA ALEGRAR A VIDA DE QUEM GOSTA DE SORRIR DA DESGRAÇA ALHEIA

*******
A mulher entra apressada e vai logo dizendo:

- Todo mundo tá tendo aumento e eu não! Por quê?

Nosso herói olha para ela e diz com toda calma do mundo:

- Senhora, eu aposto minha cabeça, quero cegar da gota serena* se houve aumento do Bolsa Família.

- Oxente! Mas houve sim! Minha vizinha só tirava 134 reais! Neste mês tirou 300 reais! Minha cunhada tirava 70 reais e neste mês tirou 100 reais. A mulher do meu primo...

- Não, não, minha senhora! A senhora tá enganada, deixe-me explicar o que realmente aconteceu... (E Zégua tenta convencer a mulher que o tal do “aumento” foi, na verdade, a inclusão de um novo beneficio, o popular “Brasil Carinhoso”).

- E por que eu não recebo esse “Brasil Carinhoso”? Eu tenho quatro filhos, e minha amiga... Blá! Blá! Blá!

Tenta explicar isso pra ela, seu Zégua!

* Cegar da gota serena – expressão popular nordestina.

*******
A mulher entra, olha nos olhos do nosso herói e diz:

- Meu filho, acredita que meu cartão foi cancelado logo no dia do meu aniversário?

- Pois parabéns pra senhora, dona Zica!

*******
Agora que descobriram o número do celular do nosso herói...

- Alô! É o menino que ajeita o Bolsa Família?

- Alô! Olha, o meu aumento ainda não caiu...

- Alô! Já chegou a folha deste mês?

- Alô! Ouvi dizer que está tendo aumento do Bolsa Família. Por que eu não tive também?

- Alô! Eu sou a mulher daquele dia, lembra?
- Alô! Meu filho, dá um jeito no meu cartão, por favor.

*******

24 de dezembro (vésperas de Natal), entre 7 e 8 horas da manhã.

Celular toca. Toca. Toca.

Zégua olha. Número desconhecido. Pensa em atender, mas lembra que está de recesso natalino e que pode ser algum beneficiário querendo saber notícias do Bolsa Família. Mas a curiosidade é mais forte e resolver atender. Então escuta aquela famosa musiquinha, acompanhada da frase: “CHAMADA A COBRAR. PARA ACEITÁ-LA, CONT...” Ele desliga.

Fica na dúvida. Quem poderia ser? Seria de algum amigo com problema? Algum parente próximo?

O celular toca novamente. “CHAMADA A COBRAR. PARA ACEIT...” Desliga!

Uma semana depois (durante o recesso de fim de ano), o celular do nosso herói toca. Novamente aquele mesmo número. E a cobrar. Ele desliga. Toca novamente. A cobrar. Ele desliga.

Daqui a pouco toca de novo. Mas é outro número. E não é a cobrar. Nosso herói atende.

- Alô! É o rapaz do Bolsa Família? É que eu liguei a cobrar várias vezes pra você e você não atendeu. Aí peguei o celular de uma amiga...

E ela ainda informou que ligou a cobrar – será que pensa que o celular do nosso herói é uma espécie de 0800?

*******
- Bom dia, eu quero saber por que é que não recebi o aumento de 80 reais que todo mundo tá recebendo?

- Não, minha senhora. Não estou sabendo de nenhum aumento de 80 reais. Onde a senhora viu isso?

Zégua olhou na folha de pagamento e mostrou pra mulher:

- Olha, aqui não teve nada de 80 reais a mais pra ninguém neste mês.

- Mas tá todo mundo recebendo. Minha vizinha, minha amiga, minha cunhada, minha irmã, minha...

- Mas essa história é muito esquisita – Zégua a interrompe, antes que ela passe o resto do dia citando a lista de pessoas que, segundo ela, recebeu o tal aumento – aqui na folha não existe nenhum aumento de 80 reais e só estou ouvindo falar disso agora.

Daqui a pouco outras pessoas entram no departamento com a mesma história.

- Ei, moço, por que eu não tenho o direito de receber também esse aumento de 80 reais?

“Que troço é esse?”

Somente alguns dias depois, a coisa começa a se esclarecer quando uma senhora entra e pergunta:

- Eu quero saber por que é que não recebi meu BOLSA ESTIAGEM, pois eu também fiz o meu cadastro no Sindicato e...

- BOLSA ESTIAGEM? – Pergunta Zégua, admirado – que bolsa é essa?

- E o senhor não tá sabendo não? Num dia desses a gente fez um cadastro no Sindicato [dos Trabalhadores Rurais] pra receber o Bolsa Estiagem, um valor de 80 reais, durante 6 meses.

Então nosso herói faz uma pequena investigação e descobre mais detalhes dessa tal Bolsa Estiagem cujo nome oficial é PROGRAMA AUXILIAR EMERGENCIAL FINANCEIRO.

Mas a “molecagem” é que, pessoas que não recebem mais o Bolsa Família há muitos anos (o cartão foi cancelado por motivos legais, tais como aposentadoria, etc.) estão procurando o nosso herói, por que disseram pra elas que o Bolsa Estiagem vem é por meio do cartão do Bolsa Família.

E agora querem que Zégua descancelem cartões que “morreram” há dez anos.


Pois é. 2014 promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário