Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O MDS E A VELHA BRINCADEIRA “TOQUE O BESTA PRA FRENTE”

As conseqüências da revisão cadastral começaram aparecer. Famílias, com poucos membros e que um deles é aposentado, pensionista ou possui renda superior, começaram a ter os benefícios cancelados. E a história se repete: o individuo vai à casa lotérica, preocupado com as contas que terá que pagar, passa o cartão na máquina e recebe apenas um papelzinho com a misteriosa mensagem: “PRÓXIMO PAGAMENTO, VIDE CALENDÁRIO DE BENEFICIOS”.

O funcionário da Casa informa, todo inocente:

- Procure a Caixa. Lá eles resolverão seu problema.

O individuo sai ainda mais preocupado, pois terá que viajar até a cidade vizinha mais próxima (36 km). Sua situação financeira é tão caótica que nem um mágico profissional consegue tirar uma moeda de 10 centavos do seu bolso.

Mas pobre é criativo. Principalmente o brasileiro. Especialmente o nordestino. Dá sempre um jeito. Tem sempre um amigo mais sortudo que possa lhe emprestar um realzinho.

Então nosso amigo chega na Caixa, apresenta seu problema e o funcionário cara fechada, olhando para o outro lado diz com toda frieza possível:

- Procure a Prefeitura do seu Município. Eles que bloquearam seu cartão.
Zangado, o sangue fervendo, cabeça quente, quase naquele ponto em que o cientista Bruce Banner está prestes a se transformar no incrível Hulk, nosso destemido cidadão brasileiro volta ao seu Município, e procura a Prefeitura, lamentando porque a esposa não o deixou levar a “peixeira”.

O atendente diz, sem um pingo de emoção – longe de imaginar que está arriscando a vida:

- Ah, moço, não é aqui não. Procure a Secretaria de Assistência Social. É perto daqui, mas é outro departamento.

Nosso herói – que perdeu um dia de serviço – irrompe repentinamente no Departamento do Bolsa Família, não perguntando mais O QUE aconteceu com o seu beneficio, mas:

- POR QUE vocês bloquearam meu cartão? Meus filhos estão passando fome, não tem roupa pra ir a escola, não tem cadernos, não tem...

- Calma aí, meu senhor – o funcionário, quase “careca” de lidar com aquele tipo de situação – convida o homem pra sentar, olha seu papelzinho, com a fatídica mensagem: “PRÓXIMO PAGAMENTO, VIDE CALENDÁRIO DE BENEFICIOS”. Respira fundo e pergunta: - Existe alguém aposentado na sua família?

- Olha, meu filho, eu conheço muita gente que tem dois “aposento”, e tá tirando todos os meses – responde o senhor ainda mais irritado – meu vizinho é aposentado e recebe o bolsa família todo mês, a sogra da tia do cunhado do meu avô é aposentada e...

- Não, meu senhor. O senhor não entendeu. Eu perguntei se existe alguém aposentado na SUA família...

- Ah, eu sou aposentado, mas...

- E quantos filhos o senhor tem?

- Da primeira mulher ou da atual?

- Da atual, que está morando com o senhor agora, que está no seu cadastro.

- Ah, nós “temo” uma menina de 10 anos... mas ela nunca faltou na escola...

- Então são três pessoas na família e o senhor é aposentado...

- Sim, meu filho, mas o cunhado da irmã do meu pai...

- Tudo bem, “siô”, deixa eles pra lá. Deixe-me dar uma olhada no sistema...

Minutos depois (quer dizer, duas horas depois, pois a internet da maioria dos municípios nordestinos é tão veloz quanto uma tartaruga aleijada subindo uma montanha)...

- Olha, aqui no sistema diz que o seu beneficio foi cancelado porque sua renda ultrapassou o limite estabelecido pelo governo federal... e blá, blá, blá...

Quando o homem revoltado, porém um pouco mais calmo, sai...

O funcionário vira-se para o colega ao lado e faz a mesma pergunta que vem se fazendo há muitos anos:

- POR QUE É QUE O PESSOAL DE BRASILIA NUNCA INFORMA NO COMPROVANTE A VERDADEIRA RAZÃO DO BENEFICIO SER BLOQUEADO? POR QUE INSISTEM EM COLOCAR A MESMA MENSAGEZINHA IRRITANTE: “PRÓXIMO PAGAMENTO, VIDE O CALENDÁRIO DE BENEFICIOS”? O QUE CUSTAVA DIZER A VERDADE? O QUE CUSTAVA DIZER: “SEU CARTÃO FOI CANCELADO PORQUE TEM ALGUÉM APOSENTADO”, OU COISA PARECIDA?

Ah, mas a história não acabou:

Dois dias depois o senhor torna a aparecer:

- Liguei para aquele número que tem no cartão, mas ninguém atende. Tentei o dia todo. Liguei o outro número e deu a mesma coisa. Mas hoje tive sorte. A mulher me atendeu e disse que minha aposentadoria não tem nada a ver. Quem cancelou meu cartão “foi” vocês aqui.