Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ZÉGUA, ADMIRO SUA PACIÊNCIA... EI, ABAIXA ESSA ARMA!

- O senhor é o Zégua? É que...
- Seu cartão tá bloqueado, cancelado, o dinheiro diminuiu, foi roubado, quebrou, a senhora perdeu... ou está por aqui só para matar a saudade da gente? – Pergunta o Zégua, sorrindo, curioso com a reação da recém-chegada, que o olha de forma esquisita, como se estivesse pensando: “Esse aí não tem o juízo normal”.
- Não é nada disso, não – a senhora senta e mostra um papelzinho – É que fui tirar o dinheiro e apareceu essa mensagem aí.

“O CADASTRO DE SUA FAMÍLIA ESTÁ DESATUALIZADO. PROCURE A PREFEITURA PARA FAZER A ATUALIZAÇÃO E EVITAR O BLOQUEIO EM NOVEMBRO”.

- A senhora fez a revisão recentemente?
- Fiz.
- É, seus dados foram atualizados e enviados no mês passado – informa o Zégua, depois de olhar na base cadastral.
- E este aviso?
- É porque o governo federal prorrogou o prazo da revisão e continua enviando o mesmo aviso para todo mundo. Se a senhora já revisou não precisa se preocupar.
- E se continuar vindo o aviso?
- Deixa vir. Talvez venha até o juízo final – responde o Zégua, já meio irritado.
- Tá bom, então não é pra eu me preocupar...
- Se seu cartão bloquear, a senhora me procura...
- Tá, mas se continuar aparecendo a mensagem...
- É como EU JÁ DISSE. O aviso não mata ninguém. Se der qualquer problema no cartão, a senhora me procura...
- Tá certo. Mas por que eles continuam mandando esse aviso?
- É porque – o sangue começa a ferver na cabeça do Zégua – é porque é muita gente pro governo dá conta. Se der problema a senhora me procura.
- Tá bom. Vou ver no próximo mês... – Antes de cruzar a porta, olha pro Zégua e torna a dizer – mas a mensagem diz que meu cadastro não foi atualizado...

“SENHOR, NÃO DEIXA EU COMETER UM HOMICIDIO AGORA!” – Ora Zégua, em pensamento.

- Tá bom, senhora. Vou torcer pro seu cartão ser bloqueado e aí vamos ter alguma coisa pra resolver.
- Você é doido?!

E a perseguição continua. Em qualquer horário ou local, pessoas e mais pessoas aproximam-se do Zégua e de sua equipe com a mesma perguntinha irritante:
- Eu queria saber o que significa esta mensagem, pois revisei meu cadastro e aqui diz que não revisei.
Zégua olha para um amigo e pergunta:
- TEM CURA PRA ISSO?

21 comentários:

  1. No Bolsa família Homem Grande Resolve Tudo

    Um beneficiário do bolsa família foi encontrado na auditoria do TCU como proprietário de veiculo. A equipe do bolsa família vai a sua residência e começa a entrevista - Bom dia o senhor tem alguns veiculo em seu nome.como o moço já sabia que era o pessoal do bolsa foi logo falando - mais eu conheço um monte de gente na cidade grande que tem moto e carro e recebe o bolsa família. A equipe deu algumas explicações sobre caso e coletou as informações necessária depois de muita resistência do mesmo que fazia muitas comparações Bla,bla e bla, e foram embora . Dias depois aquele beneficiário do inicio procurou a equipe e falou - olha esta tudo resolvido eu já falei com os homens grandes. Será que ele falou com Golias? Ou o nosso entrevistador e muito pequeno.

    ResponderExcluir
  2. 10000000000000000000000000%%%%%% BACANA D++++++++++++++++ REALIDADE MEU XARAR.ISSO ACONTECE COMIGO

    ResponderExcluir
  3. ahhhahah
    - Tá cheio de gente rica que recebe, e nós que precisamos não recebemos porquê? - -já ouviram isso c/ certeza néh!!!
    E eu respondo:- a Sra me diz o nome que vou registrar como uma denuncia anonima e uma equipe irá averiguar.
    - ops, acho que não sei bem quem são, só ouvi falar.
    - humm suspeitei desde o princípio!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. E o pior de tudo, é quando um beneficiário do bolsa família liga para o 0800 da CAIXA para pedir alguns informações, e eles atendem dizendo que o beneficiário tem que procurar a prefeituta para averiguar o cadastro. Então pra que existir o 0800, só para mandar o pessoal procurar nós, que já estamos de saco cheio!!!!
    João Paulo...

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk.
    Na minha cidade também a Zégua sofre " eu". Chegou uma moça querendo o fazer o cadastro pela primeira vez. Bom dia! Vim fazer meu cadastro do bolsa familia. Você tem familia? Sim, responde ela. Quantas pessoas moram em casa? Três. Vou precisar dos documentos de todos. Há meu esposo não tem documento, ele perdeu. Perdeu todos? Concerteza a certidão de nascimento ele tem. A mulher puta da vida, sabendo que eu estava desconfiada, resolveu dizer: Vou falar logo a verdade, ele trabalha de carteira assinada e eu não quero colocar ele não. Aí tive que por em prática a minha vingança emocional, pois você vai passar a vida toda esperando e ele nunca vai vir. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Realmente as informações postadas neste bolg são verissímas, mas o nome dado aos funcionários do Cadastro Único (BOLSA FAMÍLIA)além de ser feio, sem criatividade é pejorativo.

    ResponderExcluir
  8. O BLOG SERIA MAIS INTERESSANTE SE MUDAREM O TÍTULO DO BLOG. POIS AS INFORMAÇÕES DAS SITUAÇÕES QUE OCORREM NO SETOR DO BOLSA FAMÍLIA NO BRASIL POSTADAS, ALÉM DE SEREM VERDADEIRAS NÃO DEIXAM DE SER ENGRAÇADAS.

    OK?

    TCHAU!!!

    ResponderExcluir
  9. SEJA MAIS CRIATIVO E MUDE O TÍTULO DESTE BLOG!

    VIU?

    ResponderExcluir
  10. ERA UMA VEZ...
    QUANDO OCORRE UMA MUTIRÃO PARA AS PESSOAS FAZEREM TANTO PELA PRIMEIRA VEZ O CADASTRO QUANTO PARA VER SE JÁ GEROU NIS, O FUNCIONÁRIO PERGUNTA A DATA DE NASCIMENTO O DIA, MÊS E ANO. A PESSOA RESPONDE QUE NÃO SABE E ENTREGA A RG. QUANDO O CADASTRO NÃO FOI DIGITADO A PESSOA DIZ: AINDA NÃO MAIS JÁ FAZ TRÊS MESES.PARA CONSULTAR SE O NOME DA PESSOA ESTÁ NO CADASTRO DE ALGUÉM (MÃE, PAI, AVÔ E ENTRE OUTROS), A PESSOA JURA QUE NÃO E GUANDO É CONSUTADO ESTÁ. A PESSOA FICA ADIMIRADA E RESPONDE: MAS MINHA MÃE NÃO RECEBE FAZ ANOS. AI, O EXPLICAMOS NÃO TEM BENEFICIL, MAS EXISTE UM CADASTRO E ELE COMO TODO NÃO PODE SER EXCLUÍDO.PARA AS PESSOAS QUE FIZERAM E ESTÃO AGUARDANDO LIBERAÇÃO, APAREÇEM NO SETOR DO CADASTRO ÚNICO E PERGUNTA: MEU CARTÃO JÁ CHEGOU?... QUANDO RECEBE O NIS DIZ: VOU NA CAIXA ECONÔMICA PEGAR O DINHEIRO... JÁ TEM DINHEIRO?... VIM FAZER MEU BOLSA FAMÍLIA OU VIM FAZER MEU CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA. SÃO ESSAS E OUTRAS SITUAÇÕES QUE OCORREM CREIO QUE EM TODO SETOR DO CADASTRO ÚNICO.
    EU SOU UM DOS FUNCIONÁRIO DO CADASTRO ÚNICO (BOLSA FAMÍLIA, MAS NÃO SOU ZÉGUA. SIMPLISMENTE AGENTE COMO QUALQUER OUTRO FUNCIONÁRIO NO ATO DO ATENDIMENTO UTILIZAMOS A LINGUAGEM CORRETA DO PRÓPRIO SISTEMA. QUANDO A AGENTE PERGUNTA PARA ALGUMAS PESSOAS A SUA RENDA TEM A CARA DE PAU DE RESPONDER: QUE SÓ VIVE DO DINHEIRO DO BOLSA FAMÍLIA E FOI CORTADO NESTE MÊS. AI! SE LASCOU!!! AS PESSOAS TEM QUE ENTENDER: ESSE DINHIRO É UMA AJUDA EXTRA QUE O GOVERNO FORNECE PARA AS PESSOAS DE BAIXA RENDA E O BOLSA ESCOLA DEVE SER REALMENTE DA CRINÇA, PARA COMPRAR ALGUM MATERIAL ESCOLAR, ROUPA... E NÃO PARA COMPLETAR O ALUGUEL, FAZER FERA... ENTENDO QUE MUITAS PESSOAS VIVEM EM SITUAÇÃO PRECÁRIA NO BRASIL, NÃO HÁ EMPREGOS E ESSAS PESSOAS NÃO TEM ESCOLARIDADE, MAS POR FAVOR QUANDO REALMENTE AGENTE QUER CONSEGUI. É SÓ NÃO SE ACOMODAR, SÓ TIRAR O BENEFICIO TODO MÊS E NÃO É SÓ TER MAIS FILHOS, PARA O BENEFICÍL AUMENTAR. K! K! K! K!

    AGUARDE QUE TEM MAIS...
    TCHAU!!!

    ResponderExcluir
  11. ZÉGUA? ZÉGUA É A PESSOA QUE CRIOU ESSE BLOG COM ESSE TÍTULO RIDICULO.

    AGORA ENGOLE ESSA SEU PAPUDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você não tem que dizer por que visita blog volta para seu buraco mundo fechado rancoroso

      Excluir
  12. Olá! Já fui funcionário público, hoje não sou. Era motorista de PSF. Achei muito interessante o título, e com todo respeito às diversas opiniões, sem ser pejorativo, acho que todo funcionário MUNICIPAL, principalmente de cidade do interior, deveria ser chamado assim - ZÉGUA. Além das calúnias, do enchimento de saco que temos que suportar do público, ainda vem o gestor, e as lideranças políticas que só sabem puxar o saco do prefeito e criar "historinhas".

    Parabéns pela criatividade. É uma forma bem humorada de protestar e de publicar o dia-a-dia de quem presta o serviço público.

    Quero ressaltar no entanto, que os funcionários públicos são pessoas sérias e batalhadoras, com exceções, claro, em toda classe existem os podres.

    Por exemplo, quando eu era funcionário (concursado), o prefeito da minha cidade, cortou uma gratificação que agente recebia. Conversando com os colegas, vendo qual atitude seria tomada,um colega recebeu R$ 290,00, comentou:" não vou denunciar ao M.P., porque o 'homi' é bom, e vai resolver".

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá meu bom amigo e companheiro de tragédia, será que esse povo não entende que todos temos o direito de expressar nossa opinião mesmo que seja de forma satirica? Eu sou fã do Zégua e não me sinto ofendida por causa do nome do blog. Acho muito legal e espero que continue com esse nome. O Zégua é um super heroi nordestino e o nome é muito apropriado,pois trabalhamos como jumentos.o jumento é um bichinho muito trabaladhor,incansavel e muito mal compreendido.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo seu blog. Vou recomendar aos meus leitores. Passei a ser um dos seus seguidores e desde já faço um convite para que venha conhecer o meu blog:http:/blfranco.com.br/

    ResponderExcluir
  15. NA CIDADE ACONTECEU UM CASO INTERESSSANTE, UM MOÇO CHEGOU COM SEU BENEFICIO CANCELADO PELA AUDITORIA DO TCU PQ ELE É APOSENTADO E QUERIA RECEBER O BENEFICIO, PQ ELE DISSE Q O APOSENTO DELE NÃO TINHA NADA A VER COM O BOLSA FAMILIA PQ O BENEFICIO É PRAS CRIANÇAS, ENTÃO EU TANTANDO EXPLICAR PRA ELE COMO FUNCIONA, ELE DISSE Q EU NAO SABIA ERA DE NADA PQ ELE ASSISTIA JORNAL E VIU A DILMA FALANDO COMO O PROGRAMA FUNCIONA, E AINDA SAIU ZANGADO DIZENDO Q IA NO MINISTERIO PULBLICO.KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  16. SOU UM ZÉGUA DO BOLSA HÁ TRÊS ANOS, JÁ VI DE TUDO... ALÉM DE TER SIDO INTIMADO UMA VEZ. MAS EU VOU CONTAR UMA.
    UM VEZ UM JOVEM CHEGOU PARA SE ATENDIDA SOMENTE COM O NIS... EU ATUALIZEI NORMALMENTE SEU CADASTRO... SÓ QUE APOS EU TERMINAR... ELA OLHOU PARA MIM E DISSE: " SE VOCÊ AJEITAR MEU BENEFICIO, DEPOIS EU LHE AJEITO... EU FIQUE NA MINHA. E ISSO AGORA TÁ SE TORNANDO CORRIQUEIRO!

    ResponderExcluir
  17. sou uma zegua do bolsa familia a 2 anos...agora sou intrutora do cad unico...alguem ai sabe qual a vantagem disso? capacitar mais zeguas sem ganhar nem um trocadinho por isso! é uma zeguada msmo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Vc esta certissimo, essa situação aconteceu e continua acontecendo bastante aqui no meu setor, os zéguas continuam sofrendo e as pressigas n dão tregua!
    ... dizem: liguei pra brasilia e brasilia me disse que o problema e aqui que vc é ocupado...
    Sou zégua também a 4 anos e nunca muda essa situação!!

    ResponderExcluir
  19. amigo Zégua continue escrevendo muito realidade muito bom amigo

    ResponderExcluir
  20. Zéguas do Brasil kkkk...
    Aqui no município onde trabalho passo por tudo isso também. Agora antes deagenda o recadastro ou cadastros novos faço uma reunião com os usuários e sento a lenha kkkkk, explico como funciona o PBF,falo sobre as condicionalidades, documentação etc e PRINCIPALMENTE ponho medo neles dizendo que o Governo Federa está processando tantas famílias que omitiram informações e agora terão que devolver o beneficío com juros. Está funcionndo muito bem.

    ResponderExcluir