Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ZÉGUA E O 0800... TOQUE O BESTA PRA FRENTE!

Causa admiração a criatividade do Sistema do Bolsa Família para criar problemas novos.
Recentemente (julho de 2011), vários casos dignos de um romance policial perturbaram nosso herói.

- Bom dia, não consegui tirar meu dinheiro hoje.

“Eita! Parece que este é mais um dia daqueles” pensou nosso herói.

- Deixe-me ver qual o problema da senhora – ele pega o terrível retangulozinho amarelo, olha o número e acessa o famoso e estressante SIBEC.

Lá a mensagem está bem clara:

LIBERADO, EM PAGAMENTO.

- Senhora, aqui no sistema tá tudo normal. O beneficio da senhora está liberado.

- E como é que aquele desgraçado da Casa Lotérica disse que está bloqueado?

- Mas aqui tá liberado. Neste caso, a senhora precisa ir até a Caixa. Se o problema for no cartão, a senhora tira diretamente na folha.

Zégua só encaminha as pessoas à Caixa quando a situação é grave, pois passar umas horinhas naquele ambiente, ninguém merece.
Alguém poderia até questionar agora: E POR QUE VOCÊ NÃO LIGA PARA O 0800 OU PEDE PARA O USUÁRIO LIGAR?
Certamente quem faz tal tipo de pergunta também acredita em papai Noel, e ainda acha que nasceu quando a cegonha voou até o telhado da casa dos seus pais.

A senhora foi até a Caixa, levou um oficio, bonitinho, com o timbre da Prefeitura, etc., etc.

No outro dia, lá vem ela, com a cara triste. Nem é preciso ser Sherlock Holmes para deduzir o que aconteceu.

Ela traz o oficio de volta (todo amassadinho, coitado), acompanhado de um papel, um extrato da conta dela, com a mensagem: BLOQUEADO.

- O rapaz disse que o problema é aqui mesmo.

Zégua olha para um lado da parede, olha para o teto, olha para o chão e pensa:

“AGORA A PORCA VAI TORCER O RABO”.

Rapidamente olha no (aaaaaarghh!!!) SIBEC, e a mensagem está lá, bem clara:
LIBERADO, EM PAGAMENTO.

Olha para o papel enviado pela Caixa, olha para o SIBEC. Um diz BLOQUEADO. O outro afirma: LIBERADO.

BLOQUEADO OU LIBERADO? EIS A QUESTÃO!

A única saída foi nosso herói pedir para a senhora retornar outro dia, enquanto que ele iria enviar uma mensagem pedindo socorro para os homens “lá de cima”, os caras que, certamente devem saber tudo relacionado ao programa.

Na tarde do mesmo dia, nosso herói recebeu a resposta do seu e-mail. Em resumo, a mensagem dizia simplesmente para que ele ligasse para o seguinte telefone:

0800.726.01.04. Após o número do telefone, o texto afirmava que “Neste novo processo a gestão de atendimento será melhor qualificada e gerida uma vez que as Prefeituras terão clareza do canal de atendimento...”.

Bem, na manhã do dia 02 de agosto de 2011, nosso herói resolveu testar sua paciência mais uma vez e ligou para o tal 08007260104. O que se segue é a transcrição dos fatos tal como ocorreram:

8:51 horas – Zégua escuta a seguinte mensagem: “NOSSOS ATENDENTES CONTINUAM OCUPADOS. POR FAVOR, AGUARDE QUE LOGO IREMOS ATENDÊ-LO.”

Então, a mensagezinha repete-se, num intervalo de 23 segundos, 20 vezes! Ou seja, nosso herói ouviu 20 vezes ““NOSSOS ATENDENTES CONTINUAM OCUPADOS. POR FAVOR, AGUARDE QUE LOGO IREMOS ATENDÊ-LO.”

9:01 horas – Finalmente, nosso herói é atendido. A voz do outro lado pergunta qual o problema, qual o CNPJ da Prefeitura, qual o NIS com problema e pede para aguardar um minuto. Só esqueceu de informar quem homenagearíamos com o tal minuto de silêncio.
E foram vários minutos de silêncio.

9:08 horas – A voz do outro lado volta a dar sinais de vida.

- Senhor, o beneficio dela está bloqueado por descumprimento de condicionalidade.

- Mas no SIBEC diz que está liberado, e além disso, já atualizamos o cadastro dela há três meses.

- O senhor deve entrar em contato com o MDS...

“Ai! Ai! Ai! Era só o que faltava”.

- MDS? Qual número devo usar?

- Ligue para 0800.707.203.

- Ok.

- Mais alguma coisa, senhor? Anote o número do protocolo.

9 horas, 11 minutos e 30 segundos – Fim da conversa.

Zégua respira fundo e resolve ligar para o outro 0800.

9 horas e 12 minutos – Ligando para o 0800.707.203... OCUPADO!
9:13 horas – OCUPADO!
9:14 horas – OCUPADO!
9:15 horas – OCUPADO!
9:16 horas – OCUPADO!
9:17 horas – OCUPADO!
9:18 horas – OCUPADO!
9:19 horas – OCUPADO!
9:20 horas – OCUPADO!
9:21 horas – OCUPADO! OCUPADO!
9:22 horas – OCUPADO! OCUPADO!
9:23 horas – OCUPADO!

Às 9 horas e 23 minutos, cansado de esperar, Zégua desligou o telefone.
Cerca de dez minutos depois, três senhoras aparecem ao mesmo tempo. Adivinhem o problema delas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário