Bem, a vida do
nosso herói sempre foi um grande suspense (parecido com as aventuras do
personagem principal da série americana “24 HORAS”), e agora, no final de 2012, a tensão aumentou
ainda mais.
Conforme
detalhado num texto anterior (veja aqui: ZÉGUA NA ENCRUZILHADA... E QUEREM FAZER DELE UM DESPACHO), este final de ano não tem sido
fácil para o nosso herói. Como dizia nossos bisavós, “as desgraças costumam vir
acompanhadas de outras desgraças”.
Primeiramente
umas explicaçõezinhas básicas para o nosso público leigo.
O Programa
Bolsa Família é alimentado diariamente por meio de dois programas principais:
1 - O CAD-ÚNICO ON-LINE (também conhecido como VERSÃO
7) – Nele cadastram-se as pessoas, atualizam-se os cadastros e faz-se transferência de uma família de um município para o outro. Desde o inicio o
“bichim” é muuuuuito lento, pois imagine só um programa que é acessado
diariamente por 5.564 departamentos espalhados pelo Brasil todo.
Se o dito cujo
já é lento por natureza, imagine quando é acessado por meio de uma internet
também lenta. É um programa exclusivista – exige uma internet só pra ele. Mas a
realidade é que em muitos municípios a internet é compartilhada com dezenas de
departamentos e secretarias.
2 – O SIBEC – Seu significado oficial é SISTEMA
DE BENEFICIOS AO CIDADÃO, mas para os muitos “zéguas” espalhados
por esse brasilzão, o significado verdadeiro é: SISTEMA BRASILEIRO
ESTRESSADOR DOS CADASTRADORES.
Bem, esse programinha
é mais leve e entre suas principais funções destacam-se o desbloqueio de
beneficio e o acesso à folha de pagamento (a relação mensal de quem está
recebendo alguma coisa no Bolsa Família).
Geralmente os
meses de novembro a janeiro (conhecido como o PERÍODO DO CÃO, entre os "zéguas"),
é o tempo de recadastramento, onde os beneficiários do programa, que estão há
dois anos sem atualizarem suas informações, precisam visitar o Departamento a
fim de regularizarem suas situações e evitarem o bloqueio do beneficio.
Agora, a
partir de outubro deste ano, a bomba-relógio começou a contagem regressiva e o nosso herói não sabe como desativá-la.
1 – Depois do
ciclone das eleições municipais, e a derrota do atual administrador, um clima
sombrio paira sobre a prefeitura e os demais departamentos. As duas agentes
especiais e que davam todo o suporte ao nosso herói começam a preparar as
malas, pois eram apenas contratadas. Zégua vai ficar sozinho.
TIC, TAC, TIC, TAC...
2 – O sinal da
internet, que já era fraco (pois era compartilhado com outras secretarias),
definha ainda mais e o principal sistema do Bolsa Família fica inacessível.
TIC, TAC, TIC, TAC...
3 – Começam a
aparecer os primeiros beneficiários com problemas no cartão devido à
necessidade de recadastramento. Entre eles, algumas parentes de Dona Prissiga,
que, estressadas, acusam os nossos heróis de estarem “enrolando”, de estarem
inventando histórias só como desculpas para não trabalhar.
TIC, TAC, TIC, TAC...
4 – Por
enquanto, Zégua ainda acessa o segundo sistema (SIBEC), e, através dele, pode,
ao menos, amenizar as coisas, desbloqueando os benefícios que começarem a ter
problemas. Mas eis que, de repente, os técnicos da CAIXA, na falta do que
fazer, resolvem fazer uma “CIRURGIA PLÁSTICA” no SIBEC, e Zégua toma um grande
espanto ao tentar acessar a página e não encontrá-la.
TIC, TAC, TIC, TAC...
5 – Quase
desesperado Zégua tenta acessar o SIBEC e nada. Então aparece uma nova página
na tela, totalmente diferente, pedindo para que o nosso herói cadastre uma nova
senha se quiser ter acesso ao programa.
Zégua hesita.
Deve cadastrar a senha ou esperar?
Em contato com
outros “zéguas”, espalhados pelo Brasil percebe que todos estão preocupados com
a repentina mudança no SIBEC.
Um dia depois,
a página nova continua lá e Zégua resolve cadastrar a nova senha, pois
precisava acessar o programa. Mas então, um novo choque: ao cadastrar a nova
senha e acessar a página, só encontra o nome do seu município e nada mais. E
agora?
TIC, TAC, TIC, TAC...
6 – Terceiro
dia. Ao acessar a internet, nosso herói sente um calafrio: O SIBEC ANTIGO
VOLTOU! Zégua tenta acessá-lo com a antiga senha e nada. Coloca a senha nova e
nada. Tem dúvida se colocou a senha correta, mas antes de tentar novamente,
aparece um aviso na tela, alertando que ele só teria mais uma tentativa ou
então seu acesso seria bloqueado e ele teria que procurar uma agência da Caixa
mais próxima para reverter a situação.
TIC, TAC, TIC, TAC...
7 – Depois de
muito pensar, “lasca” novamente a senha que pensa ser a correta. Lasca e se
lasca, pois logo aparece a mensagem dizendo que seu acesso está bloqueado e que
precisa procurar a Caixa. E, nessa altura do campeonato, visitar a Caixa não é
uma opção muito agradável.
Olha para uma
de suas agentes e diz:
- Agora só
falta o computador queimar.
TIC, TAC, TIC, TAC...
8 – Final de novembro. Suas duas
agentes vão embora. Agora Zégua está sozinho. Sozinho e sem acesso ao Sistema
1(CAD-ÚNICO, por causa da internet lenta) e sem acesso ao Sistema 2 (SIBEC),
devido a senha bloqueada. E toda hora chegando gente ao departamento e ouvindo
uma história esquisita (cá pra nós, é tanta coisa esquisita acontecendo ao
mesmo tempo que dá pra pensar mesmo que Zégua está é mentindo descaradamente).
TIC, TAC, TIC, TAC...
9 -
Quinta-feira pela manhã, quase no final de novembro. Nosso herói, muito
preocupado, chega ao departamento. Liga o estabilizador e o dito cujo faz uma
zoada esquisita. A luz acende, mas fica piscando. Zégua aguarda um pouco. A luz
pára de piscar. Zégua liga o computador. O bendito não liga.
“Essa não!”
Desliga o
estabilizador e torna a ligá-lo. A luz fica piscando e uma zoada estranha, como
se a energia estivesse oscilando. Zégua vai até o segundo computador. A
situação se repete. Zégua conclui que a energia do seu departamento está com
algum problema. E agora?
TIC, TAC, TIC, TAC...
10 – Nosso
herói cola um aviso na porta:
“ENERGIA FRACA, INTERNET LENTA,
SISTEMA FORA DO AR. PORTANTO...”
Alguns acham
engraçado, outros acham um desrespeito, mas isso evita que nosso herói fique
toda hora repetindo a mesma história para todos os que chegam.
Uns três dias
depois (dias úteis, é claro), o pai do futuro prefeito chega na prefeitura ao
lado de um rapaz com uma câmera. Procura o nosso herói e pergunta por que o
departamento do Bolsa não está funcionando (certamente alguns beneficiários do
Bolsa Família foram até ele pra reclamar da situação).
“Agora me
lasquei!” Suspira o nosso herói.
Zégua faz um
resumo dos acontecimentos (longe das câmeras, é claro e diz, brincando, que não
pode aparecer na frente da câmera, porque tem um contrato com a Globo).
Enquanto isso,
o rapaz entra no departamento, filma tudo, e depois visita outros locais da
prefeitura.
Dentro de uns
14 minutos, a secretária de assistência social liga para o nosso herói,
perguntando se era verdade que “ELE HAVIA CHAMADO O CARA PARA FILMAR O
DEPARTAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA”. A história já estava se espalhando pela cidade,
e como sempre, mal contada. Ai! Ai! Ai!
TIC, TAC, TIC, TAC…
No final da
semana passada, um eletricista visitou o departamento, examinou o problema, fez
vários testes e concluiu que o problema é sério. E só no departamento do nosso herói. Parece coisa do... deixa pra lá!
A semana
começou, a pressão continua, e o nosso herói é o cara...
O cara que vai
se lascar direitinho se não acontecer um milagre.
TIC, TAC, TIC, TAC...
KKKKKKKKKK eu to rindo, mas sei do teu desespero.
ResponderExcluircom fé em Deus, tudo vai se esclarecer direito.
que dóoo, pai, que dóoo! ahuehueae