NA
FALTA DO QUE FAZER... VAMOS CRIAR PROBLEMAS PARA OS OUTROS “RESOLVER”
Já não
bastavam os velhos problemas que insistem em reinar sobre os Departamentos do
Bolsa Família (tais como: internet lerda, usuários mentirosos, bloqueios
indevidos, programas que ficam fora do ar freqüentemente, etc.), a
“criatividade para tirar a paz dos outros” dos cabeças de ventos que estão no
poder é de espantar.
- Bom dia, eu vim fazer meu cadastramento para diminuir o
valor da minha conta de energia.
Zégua, com uma
fila enorme de pessoas para atender, muitas pessoas com os benefícios
bloqueados, outras precisando urgentemente de atualizações, outras querendo
incluir novos membros da família no cadastro... e o nosso herói sendo
interrompido a todo momento para atender a duas outras filas:
1ª FILA – Várias pessoas que entraram em um
programa de “casa própria” financiada pela Caixa, em convênios com outras
entidades. O que essas pessoas querem?
- Meu fi, eu
não tenho onde morar, meu nome apareceu na lista do pessoal que foi sorteado
para ganhar uma casa, mas eu preciso de um tal de NIS.
- A senhora já
fez o cadastro do Bolsa Família alguma vez? – Pergunta o nosso herói.
- Já. Faz
muito tempo. Mas não recebo mais nada não. Depois que meus filhos ficaram de
maior, que se casaram, saíram de casa, eu e o meu velho nos aposentamos, aí o
dinheiro do Bolsa deixou de “vim”.
Diante dessa situação nosso herói tem duas opções:
a) Perder um precioso tempo com a tal aposentada, a fim de procurar o nome dela no sistema, tentar encontrar seu NIS, atualizar o cadastro, etc.
b) Fazer um
novo cadastro pra ela, usar um formulário que estava reservado para cadastrar
aquela família pobre lá do interior, gastar uma meia hora para anotar todas as
informações e cerca de uma hora para tentar jogar tais informações no sistema –
e enquanto isso, na 3.ª fila centenas de pessoas aguardam sua vez para que seu
problema seja resolvido (ou seja, cadastrar pra receber o beneficio, pois são
muito pobres, ter o beneficio desbloqueado, atualizar seus dados, etc).
2.ª FILA – Várias pessoas que receberam,
junto à conta de luz, uma mensagezinha trazendo uma notícia daquelas “boas
demais pra serem verdadeiras”: QUER DIMINUIR 65% O VALOR DE SUA CONTA DE
ENERGIA? SE AINDA NÃO TEM NIS, PROCURE A PREFEITURA E FAÇA O SEU CADASTRAMENTO.
- Bom dia, eu
quero fazer meu cadastramento.
Zégua toma um
espanto ao ver aquele funcionário do governo estadual sentado à sua frente, com
aquele tipo de conversa. Antes que tenha tempo de abrir a boca, nosso herói
escuta o seguinte:
- É que eu
recebi hoje esse aviso na minha conta de energia, dizendo que tenho todo o
direito de ter este desconto. Só preciso do NIS.
- Meu amigo...
– Zégua respira fundo e tenta explicar com toda a calma possível a realidade da
coisa (mas ao mesmo tempo seu sangue está fervilhando de raiva ao ver a grande
fila das pessoas que precisam urgentemente do Bolsa Família e o nosso herói
perdendo tempo com um novo problema, tendo de dar explicações à pessoas que não
eram nem pra ter pisado ali). Novamente, o nosso destemido só tem duas opções:
a) Renovar o cadastro do individuo caso em alguma reencarnação passada ele já tenha sido incluído no Cadastramento Único;
b) Fazer um
cadastro pra ele, pois o “pobrezinho” está sem dormir porque sua conta de luz
teve um aumento e só com o santo e milagroso NIS poderá reduzir tal valor
absurdo.
Mas Zégua, em pensamentos, pensa numa 3.ª opção:
“MANDAR O ‘INFELIZ’ VOLTAR PARA O SEU SERVIÇO ESTADUAL PRA
GARANTIR SEU BELO SALÁRIO NO FIM DO MÊS, OU ENTÃO, NA FALTA DO QUE FAZER, FICAR
PELADO E DESFILAR NO MEIO DA RUA PRA CHAMAR A ATENÇÃO DA IMPRENSA .”
Enquanto isso,
o pessoal da 3.ª FILA aguarda pacientemente (ou não!) sua vez, o desbloqueio
dos seus benefícios, a solução dos seus problemas e um pouco de esperança. E,
ao mesmo tempo, Zégua e sua equipe sendo pressionados, de todos os lados, para
fazerem o cadastro deste e daquele porque o “bichim” quer diminuir o valor de
sua conta de luz.
Recentemente
alguém procurou o nosso herói e contou o seguinte:
- Estou com um
problema na minha energia, fui reclamar e me disseram pra procurar você.
“Ai! Ai! Ai!
Vou ter que virar eletricista agora?”
Antigamente,
se sua conta de energia estava exageradamente alta (apesar dos poucos
eletrodomésticos que você possuía), você procurava o departamento responsável,
eles enviavam um técnico que, após minuciosa avaliação, explicava que era
preciso mudar a fiação, trocar o contador, comprar outra geladeira, etc.
Hoje em dia...
- Bom dia,
gostaria de saber por que minha conta de luz está vindo alta.
- Meu bem,
procure a prefeitura, faça seu cadastramento no Bolsa Família e vai dar tudo
certo.
Pois é!
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