Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FELIZ ANO NOVO, ZÉGUA! ... COMO É, VAI DESBLOQUEAR MEU CARTÃO OU TEREI QUE TOMAR MINHAS PROVIDÊNCIAS?

Pense numa situação emocionante! Final de ano, todo cristão saindo pro recesso... Enquanto isso, na porta da residência do nosso amigo Zégua...

TOC! TOC! TOC!
- O rapaz que ajeita cartão está?
TOC! TOC! TOC!
- Seu Zégua, meu cartão continua bloqueado!
TOC! TOC! TOC!
- Seu Zégua, fui na Caixa e o pessoal disse que o problema é aqui mesmo!
TOC! TOC! TOC!
- Seu Zégua, meu cartão diminuiu...
TOC! TOC! TOC!
- Seu Zégua, meu cartão continua bloqueado, o que vai ser de minha vida agora?
TOC! TOC! TOC!
- O senhor disse que meu cartão seria desbloqueado antes do Natal. Mas até agora...
TOC! TOC! TOC!
- Se não é pra “mim” receber mais, digam logo, não fiquem enrolando...

*******

No dia 18 de dezembro de 2009 (depois de aguardar vários dias e diante da grande pressão do público) nosso herói enviou um e-mail pra GISES (A “Tropa de Elite” de Brasília responsável maior pelo Programa Bolsa Família), transcrito a seguir:

De: Zégua
Enviada em: sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 09:43
Para: GISESFO05 - Bolsa Família e Cadúnico
Assunto: BENEFICIOS BLOQUEADOS DEPOIS DA REVISÃO

Senhores,

Após o encerramento da revisão cadastral (final de outubro), muitas famílias tiveram o beneficio bloqueado. Antes o desbloqueio demorava, no mínimo, uns quatro dias. Agora, atualizamos o cadastro (como manda o figurino) e esperamos, esperamos, esperamos...

O MDS enviou um comunicado para os Municípios (http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/noticias/familias-da-revisao-cadastral-tem-o-beneficio-bloqueado) onde declara o seguinte:

“Se o benefício da família está bloqueado pelo motivo “encerramento do prazo para Revisão Cadastral”, ao atualizar os dados no CadÚnico, o benefício será desbloqueado automaticamente em até quatro dias, caso a família ainda atenda aos critérios do Programa.”

Existem famílias - cujos cadastros já foram atualizados, enviados, processados há mais de um mês - e o beneficio continua bloqueado - E NÃO É PROBLEMA NOS ENVIOS, A MAIORIA DOS CADASTROS NÃO FOI REJEITADA.

Estamos sem saber o que fazer, pois a pressão do público é grande, e infelizmente não podemos desbloquear diretamente no SIBEC, como antes. Como devemos proceder diante de tal situação?

Cordialmente,

Zégua


No dia 22 de dezembro de 2009, a GISES enviou a seguinte resposta:

Subject: ENC: BENEFICIOS BLOQUEADOS DEPOIS DA REVISÃO
Date: Tue, 22 Dec 2009 15:07:19 -0200
From: gisesfo05@caixa.gov.br
To: morganne777@hotmail.com

Prezado Zégua

1. Informamos que a repercussão da atualização cadastral está sendo processada com atraso no SIBEC. Motivo pelo qual os benefícios não estão sendo desbloqueados
2. Essa prefeitura deverá aguardar a regularização.
3. Favor encaminhar próximas demandas utilizando o Fomulário adotado por esta GISES.

Atenciosamente

Venilson Laranja Mocó Noites
Técnico Bancário Novo

Nácio Armado Mussi
Gerente de Serviço

Josa Desconfiado Pai
Gerente de Filial

GISES FO


04 de janeiro de 2010. Zégua retorna ao trabalho. Um pouco irritado, pois faz um bom tempo que pra ele “FÉRIAS” é apenas uma palavra do dicionário. Na verdade, só teve um pouco de paz no final do ano (pegando carona no recesso geral) porque sumiu da cidade por quase duas semanas. Mas assim que retornou...

Bem, 04 de janeiro de 2010. Primeira surpresa: choveu boa parte da noite anterior e como o teto do Departamento do Zégua foi construído no século em que Cabral apareceu por aqui iludindo nossos índios com bugigangas européias... Bem, acho que exagerei no exagero.

Como nosso teto é um pouquinho antigo e a reforma que foi feita recentemente parece que é do mesmo padrão do material que o governo federal costuma usar para tapar os buracos das estradas... Bem, vamos deixar isso pra lá.

Como estava dizendo, nosso teto é um pouquinho frágil... tão fraquinho o bichinho – De vez em quando Zégua imagina uma cena de filme de terror: Trabalhando tranquilamente, quando o teto desaba – TÁ REPRENDIDO!!!.

O fato é que, quando Zégua adentrou em seu departamento, deu de cara com computadores molhados, mesas molhadas, no-break molhado, marcas de água por todos os lados,...

Enquanto nosso herói e sua equipe ajeitam as coisas, uma, duas, três, quatro... várias senhoras invadem o departamento, com o terrível “retângulozinho amarelo” na mão, e dizendo quase a mesma coisa:

- MEU CARTÃO CONTINUA BLOQUEADO! LIGUEI NO 0800, FUI NA CAIXA E ME DISSERAM QUE O PROBLEMA É AQUI!

Depois de dar um jeito na situação (tentando explicar pela centésima milésima vez, da forma mais educada possível), Zégua envia a seguinte mensagem para a GISES:

De: morganne777@hotmail.com
Para: gisesfo05@caixa.gov.br
Assunto: RE: ENC: BENEFICIOS BLOQUEADOS DEPOIS DA REVISÃO

Senhores,

Agradecemos pela resposta aos nossos questionamentos, mas, infelizmente, queremos informar o seguinte:

- Os benefícios que estavam bloqueados aguardando o desbloqueio agora estão cancelados (ultrapassamos o prazo dos fatídicos 60 dias!). Agora os distintos senhores do MDS nos deixaram com a corda no pescoço, diante de um pelotão de fuzilamento, à beira do abismo, pois:

- Os senhores nos pediram para aguardar a regularização - mas adentramos 2010 e esses beneficios bloqueados foram CANCELADOS;

- Parece que existe algum problema de relacionamento entre o MDS, a CAIXA e o pessoal do 0800, pois, VOCÊS DIZEM QUE A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL ESTÁ SENDO PROCESSADA COM ATRASO NO SIBEC, mas tanto o pessoal do 0800 quanto os da CAIXA (pelos menos na nossa região) só sabem informar o seguinte (para os pobres usuários que estão "doidinhos" querendo receber seu beneficio): - O PROBLEMA É NO MUNICIPIO DE VOCÊS!

E nós ficamos numa situação muito delicada. Na verdade, ficamos na posição de mentirosos.

Imagine! É a nossa palavra (a palavra de simples funcionários da Prefeitura) contra a palavra do "dono" da CASA LOTÉRICA, dos "superdotados" da CAIXA, dos "crânios" do 0800 e dos "gênios" do MDS.

Cordialmente,

Zégua


Pois é, parece que 2010 promete!

2 comentários:

  1. Aconteceu também na minha região (SP interior)!!!! Pior, no 0800 me falaram que o problema era na CAIXA, que eu teria que me dirigir à CAIXA para "Debalancear o Banco de Dados". (devíamos desbalancear é o cérebro desses atendentes do 0800!!!)

    ResponderExcluir
  2. Recebi visita dos fiscais da CGU , e levei bronca porque o SIBEC não fazia a tal REPERCUSSÃO CADASTRAL , cancelando os beneficios de quem não tem direito.Fui orientada a não esperar a tal REPERCUSSÃO , mas tomar as atitudes necessárias através da manutenção .É o que tenho feito, para a Relação de Beneficiários não se tornar um samba do crioulo doido.Assim ,sou funcionária escrava da CAIXA, já que faço o trabalho deles de graça.

    ResponderExcluir