- Fui tirar o meu dinheiro e saiu isso.
A mulher joga o papel sobre a mesa, já bastante irritada. No extrato está a terrível mensagezinha:
“PRÓXIMO PAGAMENTO, VIDE CALENDÁRIO DE BENEFICIOS”.
Nosso herói já sabe do que se trata. Dá uma olhada no cadastro só pra ter certeza. A senhora mora sozinha com o esposo e ambos são aposentados. O beneficio dela foi cancelado. Dá uma olhada no SIBEC e lá está bem claro: BENEFICIO CANCELADO. MOTIVO: RENDA PER CAPITA SUPERIOR.
- Senhora, seu beneficio está cancelado – Zégua diz bem devagar, como se fosse dar uma noticia fúnebre.
- O QUÊ?!!! ISSO É MENTIRA!
- Por que a senhora diz isso?
- Eu sei ler, meu filho. Nesse papelzinho não diz que meu cartão tá cancelado. Diz: “PRÓXIMO PAGAMENTO. VIDE CALENDÁRIO DE BENEFICIOS.”
“Ai! Ai! Ai! E agora?”
- Senhora, é que o governo federal não tem coragem de dizer a verdade. Mas aqui no sistema...
- EU JÁ LIGUEI PARA O 0800!!! ELES NÃO ME FALARAM NADA DE CANCELAMENTO! DISSERAM QUE EU TINHA QUE PROCURAR O RESPONSÁVEL PELO BOLSA FAMÍLIA DA MINHA CIDADE! E PELO QUE EU SEI, O RESPONSÁVEL É VOCÊ! TEM CORAGEM DE NEGAR QUE É?
“Senhor, piedade!”
Zégua respira fundo, olha para um lado, depois para o outro. Volta a olhar para a senhora irritada e tenta outra estratégia:
- A senhora é aposentada?
Diante dessa pergunta clássica, a reação é a mesma em quase todos: UM POUCO DE SILÊNCIO, TENSÃO NO AR, OLHAR DESVIADO PARA QUALQUER LUGAR, AUMENTO DA IRRITAÇÃO, e a mesma resposta:
- Sou, mas conheço um bocado de gente que também é, e continua recebendo o Bolsa Família.
Zégua não se abala.
- Seu esposo é aposentado?
- O QUE ISSO TEM A VER?
O sangue sobe na cabeça de Zégua:
- Senhora, a verdade é que o governo federal é um grande covarde. As regras do programa dizem claramente que se a família tiver renda superior a 140 reais, não pode receber o Bolsa Família. A senhora e seu marido são aposentados, a renda ultrapassou em muito o limite, vocês não tem filhos na escola, e ponto final. Acredite em quem quiser acreditar, mas a verdade é essa. O governo é covarde porque não tem coragem de dizer isso no papelzinho que vocês recebem. O que custava colocar: SEU BENEFICIO FOI CANCELADO, DEVIDO A RENDA PER CAPITA SUPERIOR?
- ISSO NÃO VAI FICAR ASSIM! EU VOU NA JUSTIÇA!
- Qualquer coisa, se precisar de testemunha, estou por aqui. E mande lembranças pra promotora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho q eu ia ter medo de trabalhar no lugar do zégua...Abraço.
ResponderExcluir(cacau_net)