Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

segunda-feira, 18 de julho de 2011

AH, 0800-BOLSA FAMILIA...TUA GRAÇA É A MINHA DESGRAÇA!

Um dia de julho de 2011.

- Meu cartão continua bloqueado, seu Zégua. Eu quero saber por que.

O tom de voz alterado já dizia tudo. Seria mais um dia daqueles.
Zégua olhou no sistema. A verdade estava clara: O BENEFICIO DA FAMÍLIA FOI CANCELADO PORQUE A RENDA PER CAPITA ULTRAPASSOU O LIMITE ESTABELECIDO PELO GOVERNO FEDERAL. Ninguém pode lutar contra isso. É lei. DURA LEX, SED LEX.
Mas, quem disse que é fácil explicar isso para o povão?
Nosso herói tentou explicar para a mulher (nervosa, diga-se de passagem) o que o Sistema e a Lei estavam dizendo. Mas quem disse que isso é fácil?

- Ah, não aceito isso. Não tá certo. Vou atrás dos meus direitos.
- Mas senhora, é a lei. O que podemos fazer?
- Não é verdade, você cancelou meu cartão porque quis. Não tem essa de lei do governo federal.
- Escute aqui (o sangue começou a ferver). Eu não bloqueei ou cancelei o cartão de ninguém. Tenho mais o que fazer do que ficar criando problemas pra mim ao cancelar os benefícios dos outros.
- Pois então descancele meu cartão.
- Mas eu já disse pra senhora que não posso fazer isso? A senhora possui renda própria, não tem mais criança na escola, o sistema diz que sua renda é superior. Não posso fazer nada.
- Pode sim. Não faz por que não quer.

“Misericórdia, Senhor.”

- É complicado, mas repito que não há nada que se possa fazer.
- Vou atrás dos meus direitos.
- Pode ir. Não podemos fazer nada contra a lei.

Bem, depois dessa agradável conversa, a mulher desapareceu, irritada. Desafio você a dizer em que dia da semana esse diálogo aconteceu?
DOMINGO!

Isso mesmo! Domingo. É complicado ser cristão e funcionário do Bolsa Família ao mesmo tempo.

Dez minutos para as nove da manhã. Nosso herói está a caminho da igreja. De repente é parado por uma “motoqueira”. Ela freia bruscamente, logo dizendo:

- Foi Deus quem fez a gente se encontrar aqui agora.
- Duvido – Respondeu Zégua, e dizendo em pensamentos: “Deve ter sido o diabo.”

Então aconteceu o diálogo descrito acima.
Zégua continuou seu caminho para a Igreja, irritado.
É mais ou menos meio dia.
Quase na hora do almoço.

TOC! TOC! TOC!

“Ah, não! Ah, não!”

- E aí? – Perguntou a dita cuja.

E o diálogo aconteceu bem parecido com o narrado anteriormente, com a diferença de que nosso herói estava ainda mais irritado. O mais aborrecido disso tudo é que a individua é funcionária pública municipal. Gente que realmente precisa do beneficio não faz esse tipo de pressão. Qualquer “zégua” espalhado por esse Brasil confirma isso.

MAS A DESGRAÇA É QUE EXISTE O 0800-BOLSA FAMÍLIA. Como assim?
Zégua faz o possível (e o impossível) para explicar a situação para a “excomungada”, mas quando esta sai que liga para o 0800, sabe o que escuta do outro lado?

- SENHORA, QUEM CANCELOU SEU BENEFICIO FOI O PESSOAL DAÍ MESMO.

Agora, me digam: Como pobres mortais como o Zégua podem contradizer os divinos do 0800?

Nenhum comentário:

Postar um comentário