Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

segunda-feira, 18 de julho de 2011

EM DEFESA DE ZÉGUA

Recentemente alguém me acusou de ter criado este blog para humilhar as pessoas humildes e carentes que dependem do Bolsa Família. Bem, essa acusação precisa ser analisada com cuidado.

Existem alguns equívocos populares:

1 – As pessoas carentes são humildes.

Humildade e soberba não dependem de recursos financeiros. Existem ricos humildes e pobres arrogantes e vice-versa. Isso não depende de bens materiais, mas de caráter.

2 – Xingar é uma das defesas dos mais pobres.

Ou seja, dizem que, quando o pobre usa de xingamentos, está apenas tentando se defender, ou chamar a atenção para o seu problema, pois está desesperado. Eu sei que muitas situações levam as pessoas aos extremos, porém, xingar, caluniar e difamar não resolve problema nenhum. Na verdade, produz um efeito contrário, cria conflitos, piora as coisas. E, principalmente, xingar funcionário público, que, na maioria das vezes, “não tem nada a ver com o peixe”.

POR QUE VOCÊ EXISTE, ZÉGUA?

As situações cômicas descritas neste blog parecem ter saído da cabeça de algum humorista desocupado, mas infelizmente são reais ou inspiradas em situações reais ocorridas não somente no Município de Igarapé Grande, mas em qualquer lugar do Brasil onde funciona o Bolsa Família.

Esse programa de distribuição de renda seria um “amor de pessoa” se não fosse tão mal acompanhado.

Alguns dos maus elementos que “sujam” o Bolsa Família são:

1 – A CAIXA Econômica Federal, responsável pelos aplicativos do Programa, tem se esquivado muitas vezes, jogando toda a responsabilidade pelos problemas de bloqueios e cancelamentos nos ombros das prefeituras. Ou melhor, na cabeça dos “zéguas” que trabalham no Bolsa Família. É o típico caso de alguém que gera um filho e o abandona na rua. O programa Bolsa Família tem a marca da CAIXA, o cheiro e a personalidade da CAIXA, porém, em muitos lugares, ela tenta “tirar o corpo fora”, responsabilizando os municípios por tudo. Atire a primeira pedra quem conseguir provar que estou mentindo.

2 – O serviço de 0800 do Bolsa Família é uma piada infernal, pois cria mais problemas, causa mais confusão, e estressa mais os usuários e funcionários do Programa do que qualquer outra coisa. Quem se dispõe a ligar para o 0800 precisa antes medir sua pressão, conferir como anda seu coração e pedir ao médico um bom coquetel para dor de cabeças. Ouso afirmar que, se não existisse, o 0800 do Bolsa Família não faria nenhuma falta.

3 – Muitos dos próprios usuários do Programa, ou seja, quem recebe os benefícios. O que tem de gente desonesta, ambiciosa, pervertida, corrupta e maliciosa recebendo o beneficio é impossível de calcular. Por mais que tentemos moralizar o programa (fazer com que só receba quem MERECE receber, ou seja, quem REALMENTE PRECISA), é difícil controlar tanta gente ruim. E nesse ponto um fenômeno é comum em qualquer parte do Brasil. Os usuários mais zangados, estressados e “bocas sujas” (adoram xingar os pobres zéguas) são justamente aqueles que ESTÃO “DE GAIATO” NO PROGRAMA, justamente os tubarões, os penetras.

Se não fossem os fatores acima, o Programa Bolsa Família seria uma maravilha, teríamos o maior orgulho e satisfação em trabalhar nele e certamente jamais seríamos chamados ZÉGUAS – OS SACOS DE PANCADAS DO BOLSA FAMÍLIA.

Portanto, o blog do Zégua é uma crítica contra aqueles que tentam desmoralizar o Programa Bolsa Família – e nesse grupo encontra-se alguns elementos dentro da CAIXA e muitas pessoas arrogantes (disfarçadas de humildes e coitadas). Zégua é xingado todos os dias com toda espécie de nome que a maligna criatividade do brasileiro é capaz de inventar. Mas ele agüenta calado. Até porque não pode responder na mesma moeda, não pode se rebaixar, fazendo-se igual aos seus caluniadores. E nem pode processá-los, como é seu direito, pois, segundo nosso Código Penal, é crime caluniar ou difamar funcionário público. Não adiantaria perder tempo processando certas pessoas.

A única arma do nosso herói é sorrir da própria desgraça – isso parece ser a sina dos humoristas. Por isso existe o blog. Para mostrar os bastidores por trás do filme.
É muito bom estar confortável na cadeira do cinema, comendo pipoca e se divertindo com a tela grande. Mas, muitas vezes, é bom conhecer os bastidores. O que realmente aconteceu, o que o público não conhece. As cenas dos bastidores são muitas vezes desagradáveis, mas se existe algo de verdade em torno de um filme, peça ou novela, essa verdade está nos bastidores.

Quem deseja conhecer um pouco dos bastidores do Departamento do Bolsa Família basta ler alguns textos deste blog. Os muitos textos apresentados refletem situações reais ocorridas no Município de Igarapé Grande. As cenas dos quadrinhos são inspiradas em situações ocorridas em toda parte do Brasil. Está duvidando? Procure um município qualquer. Vá ao Departamento do Bolsa Família e converse com um “zégua”.

2 comentários:

  1. Eu concordo, se eu ganhasse 1 real por mulher que se separa ou invúva toda vida que o marido começa a trabalhar de carteira assinada eu ficava rica.

    ResponderExcluir
  2. zégua, não se desespere! pois o oprimido só deixa de ser oprimido, quando ele fica sabendo da sua situação de oprimido.Essas pessoas precisam de uma coisa "educação" é dessa forma que elas saberão que são a parte forte da sociedade brasileira.E que não precisão de alimentar só o corpo e sim o espirito e a alma.

    ResponderExcluir