Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ZÉ SAKANA E A ARTE DA MALANDRAGEM RETÓRICA


ZÉ SAKANA E A ARTE DA MALANDRAGEM RETÓRICA

AS 14 FALÁCIAS MAIS USADAS EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES, NO DIA A DIA, NAS REDES SOCIAIS, ETC.

 “Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.” (um conceito popular sobre falácias, retirado da Wikipédia).

Em outras palavras: FALÁCIAS são argumentos populares, atraentes, carregados com um forte apelo emocional e que PARECEM verdadeiros. Mas, na realidade, são FAJUTOS, DESONESTOS, ILÓGICOS e TRAPACEIROS.

São muito usadas no dia a dia, nas conversas, nas redes sociais, etc. Poluem os debates, geram boatos maldosos, provocam muita confusão, e obscurecem a verdade. É importante conhecê-las, e, mais importante ainda, NÃO USÁ-LAS!

A seguir, apresentarei uma lista das FALÁCIAS mais populares (e que você certamente já deve ter usado na vida). Para nos ajudar a entender melhor sobre isso, vamos nos inspirar nos discursos do político mais falacioso e mais safado da nossa região.

Senhoras e senhores, com vocês, o candidato a prefeito ZÉ SAKANA!!! (É claro que este é um personagem fictício, porém, com certeza, inspirado em muitos políticos deste Brasilzão).

Quando um político brasileiro abre a boca, é quase certo que teremos uma ótima aula sobre Falácias e Contradições Lógicas. E a grande maioria do eleitorado também usa e abusa desses argumentos fajutos.

Inicialmente, um trecho de um debate entre Zé Sakana e Toim da Zefa, um jovem político cheio de ideias e projetos. Mas Zé Sakana é raposa velha, cheio de truques.

A 1ª FALÁCIA

TOIM DA ZEFA: Precisamos dar oportunidade para os jovens. Eu fiz uns contatos com alguns empreendedores do país e em breve traremos uma fábrica de reciclagem para a nossa querida cidade. Também está em nossos projetos fazer blá! Blá! Blá! Blá!...

ZÉ SAKANA: Meus amigos, vocês sabem que meu adversário quando foi líder da torcida dos “meninos do buchão” só vivia envolvido com brigas. Quando ele foi líder de classe no Ensino Médio vivia arrumando confusão com todo mundo. Um homem desses como prefeito vai lascar a vida de vocês.

A FALÁCIA "AD HOMINEM" (ATACANDO O ARGUMENTADOR) - Consiste em atacar, em desmoralizar a pessoa e não seus argumentos. Pensa-se que, ao se atacar a pessoa, pode-se enfraquecer ou anular sua argumentação. Em vez de Zé Sakana atacar o argumento do adversário, passou para o ataque pessoal.

A seguir, trechos dos discursos do pilantra candidato Zé Sakana, e as FALÁCIAS usadas por ele.


A 2ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Meus amigos, a situação é clara: ou você está a favor do nosso plano de governo ou você está contra. E ser contra o nosso plano de governo é ser contra o progresso, contra a democracia, contra um futuro melhor para as nossas crianças, blá! Blá! Blá!...

A FALÁCIA DO FALSO DILEMA - O candidato Zé Sakana quer forçar os eleitores a acreditarem num falso dilema, como se, no caso dele, só existissem duas opções: mas você pode ser a favor de PARTE do plano de governo de alguém, sem, necessariamente, concordar ou discordar de tudo.

A 3ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Estão me acusando de ter desviado milhões da merenda escolar. Estou sendo acusado de possuir milhões em contas no exterior. Ninguém provou nada até agora, portanto, todas essas acusações são mentirosas.

A FALÁCIA DA IGNORÂNCIA - Alto lá! Legalmente, a pessoa só é declarada culpada quando a justiça assim o considera e bate o martelo. Mas, enquanto isso, se existem INDÍCIOS, nada impede que a pessoa seja ACUSADA (não CONDENADA) de ter praticado crimes. A falta de provas não CONDENA ninguém, mas também não INOCENTA ninguém automaticamente.

Logo, em vez de afirmar “ninguém provou nada até agora, PORTANTO, todas essas acusações são mentirosas”, o correto é dizer: “ninguém provou nada até agora, PORTANTO, vocês só possuem INDÍCIOS contra mim, não PROVAS”. Mas lembre-se: Os INDÍCIOS podem levar às PROVAS.

A 4ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Só queria que meu adversário respondesse publicamente a 3 perguntas:

1ª – O senhor já parou de espancar a sua esposa?
2ª – O senhor já parou de desviar dinheiro da empresa onde é sócio?
3ª – O senhor já abandonou a ideia de que todo beneficiário do Bolsa Família é vagabundo?

A FALÁCIA DA PERGUNTA TRAIÇOEIRAQualquer que seja a resposta para as 3 perguntas acima (com SIM ou NÃO) e a pessoa se lasca. Quando alguém apresenta duas declarações como se fossem uma, manipulada de tal forma que, quando geradas em forma de interrogação, deixarão o oponente num beco sem saída. Por exemplo, a pergunta maliciosa "O senhor já parou de espancar a sua esposa?", são, na verdade, duas perguntas, e o correto seria pergunrar: 1 - O senhor tem esposa? 2 - Já bateu na esposa? 

A 5ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Vou ser bem claro. Não vou esconder isso de vocês, meus amigos. Mas se meu adversário ganhar esta eleição, a nossa querida e pacífica cidade vai virar um caos. Vocês querem isso para suas famílias? Vocês querem acabar com o futuro dos seus filhos?

A FALÁCIA DO APELO À FORÇA - Quando alguém ameaça, prometendo conseqüências desagradáveis, que poderão vir caso a declaração (ou argumento) defendida, não seja aceita.

A 6ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Estão me acusando de ter desviado milhões da merenda das criancinhas.  Mas ninguém ajudou mais os pobres do que eu. Ninguém tirou mais gente da miséria do que eu. Ninguém construiu mais casas populares do que eu. Ninguém sofre tanto, pensando nos pobres, do que eu. vocês não acham que eu mereço mais uma chance?

A FALÁCIA DA MISERICÓRDIA - Nenhuma boa ação pode apagar um crime. Se alguém comete algum crime tem que pagar por ele, não importando a quantidade de boas ações que praticou na vida.

A 7ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Estão me acusando de ter desviado milhões da Saúde. Mas, pergunte por aí, se isso é mesmo verdade. 90% dos cidadãos da minha cidade acreditam na minha inocência. Vocês acham que tanta gente honesta e trabalhadora pode estar errada?

A FALÁCIA DO APELO À MULTIDÃO - Sugere que quanto mais pessoas defendem uma idéia, mais verdadeira ou correta ela é. “A voz do povo é a voz de Deus.” MENTIRA! Não é o fato de BILHÕES de pessoas seguirem uma religião, por exemplo, que faz esta ser verdadeira.

A 8ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Quando meu adversário era presidente do sindicato dos pescadores, houve uma enchente na nossa cidade, que deixou muita gente desabrigada. Lembram-se que, na semana passada, a fábrica de sabão, que ajudava muito o nosso povo, faliu? Isso aconteceu três meses depois do meu adversário se tornar sócio dela. Vocês devem refletir direitinho antes de colocar um homem desses como prefeito de vocês.

A FALÁCIA "POST HOC" (DEPOIS DISSO, LOGO POR CAUSA DISSO...) - É o erro de acreditar que, em dois eventos em seqüência, um seja a causa do outro. No extremo, é uma forma de superstição: “eu estava com uma gravata azul e meu time ganhou; não saio mais para assistir a um jogo sem minha gravatinha azul”. O fato de que dois eventos aconteçam em seqüência não significa, necessariamente, que um seja a causa do outro. Coincidências acontecem.

A 9ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Antes de conversar com vocês quero convidar a todos pra gente rezar o PAI NOSSO. Porque o nosso grupo é o da PAZ! É o grupo do BEM! Aqui nós respeitamos todo mundo. DEUS ESTÁ DO NOSSO LADO!

A FALÁCIA DO BEM CONTRA O MAL – Contém um forte apelo emocional. Tenta passar a imagem de que TODO MUNDO daquele grupo são ANJINHOS DE CANDURA, AS CRIATURAS MAIS DOCES DO UNIVERSO. O político nem precisa se preocupar em apresentar as propostas, basta ressaltar AS VIRTUDES DA SUA PESSOA E DO SEU GRUPO, ao mesmo tempo em que apresenta o outro lado como O SATANÁS EM PESSOA.

“O nosso lado é o lado do BEM” – Traduzindo: Se o meu grupo é o da PAZ, logicamente o outro é o da GUERRA; se meu grupo é do BEM, obviamente o outro é do MAL; Entretanto, se digo que respeito todo mundo, ao mesmo tempo em que afirmo que os outros são do MAL, logicamente estou sendo declaradamente um grande hipócrita e um grande mentiroso. Porque a verdade é que existem pilantras em todos os lugares, em todos os grupos, em todas as famílias (neste planeta Terra). E nisso a gente pode generalizar sem medo. 

A 10ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Quem for cristão votará em mim e nos candidatos do nosso grupo. Os CRISTÃOS DE VERDADE votarão na gente. As pessoas DECENTES sabem que o nosso grupo está certo. Quem ama a sua família votará na gente.

A FALÁCIA DO APELO AO PRECONCEITO - Para provar que algo é verdadeiro ou falso, a pessoa apela para termos preconceituosos e palavras carregadas e emotivas, tentando relacionar valores morais à crença na verdade do argumento defendido. É bem parecida com a falácia anterior.

- Os CRISTÃOS votarão em nosso candidato [SUGERINDO QUE O TAL CANDIDATO É BONZINHO E O OUTRO É DO MAL].

- Os cristãos DE VERDADE votarão em nosso candidato [SUGERINDO QUE O CRISTÃO QUE VOTAR NO ADVERSÁRIO É UM FALSO CRISTÃO].

- As pessoas decentes sabem que o nosso grupo está certo [Ou seja, DO OUTRO LADO SÓ EXISTEM INDECENTES].

Mais exemplos dessa falácia:

- Os brasileiros BEM INTENCIONADOS sabem que o nosso governo está certo [O que querem repassar: QUEM FOR CONTRA NÓS É UM MAL INTENCIONADO].

- As pessoas RAZOÁVEIS concordarão com a nossa política fiscal [O que querem repassar: QUEM DISCORDAR É BURRO].

A 11ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Estão lembrados que, dos 10 assaltantes de bancos que a polícia prendeu no ano passado, 5 eram do estado do Acre? Cuidado com o cara que quer ser prefeito de vocês. Ele também é do Acre.

A FALÁCIA "DICTO SIMPLICITER" (GENERALIZAÇÃO PRECIPITADA) - É julgar o caráter de todos os membros de um grupo (ou região) com base nos comportamentos de uma parcela do grupo. Exemplos: “Todo político é corrupto, os padres são pedófilos e os pastores são ladrões. Chico, um nordestino, roubou a minha carteira. Portanto, os nordestinos são ladrões.” São afirmações precipitadas, desonestas, preconceituosas e ilógicas. É claro que dois professores ruins numa escola, por exemplo, não significa que todos os professores daquela escola são ruins.
A 12ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Fizemos uma pesquisa no povoado Centro dos Lesados* e 90% disseram que vão votar na gente. Só 10% disseram que votarão no outro candidato. Portanto, a nossa vitória está garantida.

* Nesse povoado, 90% são parentes do candidato Zé Sakana.

A FALÁCIA DA AMOSTRA LIMITADA (OU TENDENCIOSA) - Quando alguém pretende provar a verdade de um argumento apelando para uma amostra muito limitada ou claramente tendenciosa. É como uma série de pesquisas somente entre os membros do MST (Movimento dos Sem Terra) comprovar que todos votam nos candidatos do PT.

A 13ª FALÁCIA

ZÉ SAKANA: Agora que eu já apresentei o meu plano de governo, vamos ouvir o que o meu adversário tem a dizer. Lembrando que a fama dele de mentiroso é bem grande lá na região onde ele nasceu. E não se esqueçam também que, na eleição pra governador, ele apoiou o candidato que estava sob investigação federal por corrupção.

A FALÁCIA DO ENVENENAMENTO DO POÇO - Parecida com o argumento “AD HOMINEM”. Antes do debatedor 2 começar a falar, o debatedor 1 espalha boatos e rumores, tentando convencer a plateia de que o cara (debatedor 2) não é de confiança. Assim, quando chegar a vez do debatedor 2 começar a falar, os ouvintes já estarão com “um pé atrás”, e tendentes a desconfiar de qualquer palavra que ele venha a pronunciar. Ou seja, alguém espalhou que o poço (debatedor 2) está envenenado. Quem terá coragem agora de beber dessa água?

É uma das táticas falaciosas mais usadas em campanhas políticas.

O candidato “A”, em vez de se preocupar em elaborar um bom projeto para a população, investe pesado em propaganda negativa contra o candidato “B”, de tal forma que este, não terá tempo nenhum para divulgar seus projetos. Agora, o candidato “B” terá que gastar cada segundo somente para tentar desfazer as mentiras ou tentar limpar sua imagem. Aí o outro aproveita para então divulgar seu programa de governo.

A 14ª FALÁCIA

TOIM DA ZEFA: Se eleito, vou dar continuidade ao Bolsa Família. (...) o fato é que existem pessoas recebendo o benefício, que não possuem o perfil para estarem no programa, pois possuem alguma renda superior. Vamos fazer uma faxina sobre isso, e dar uma chance para quem realmente precisa.

ZÉ SAKANA: Meu adversário disse que VAI FAZER UMA FAXINA NO BOLSA FAMÍLIA. Vocês ouviram ele afirmando isso. Isso significa que ele vai fazer uma limpeza, ou seja, tirar todo mundo. Em outras palavras: vai acabar com o programa que tem beneficiado tantas famílias carentes.

A FALÁCIA DO ESPANTALHO - O candidato adversário claramente prometeu dar continuidade ao Bolsa Família (argumento X, principal), destacando que muita gente carente não tem chances porque, quem não precisa, está ocupando a vaga de quem realmente precisa. E que vai dar um jeito nisso, fazendo a tal faxina (argumento Z, secundário). O DEPUTADO ZÉ SAKANA RESOLVEU ENFATIZAR APENAS A PARTE QUE FALA DA “FAXINA” (argumento Z), INDUZINDO os eleitores a acreditarem que o candidato adversário vai acabar com o Bolsa Família (ou seja, transformou o argumento secundário no argumento principal).

É outra das táticas desonestas mais usadas nos debates.

"Por falta de conhecimento o povo se lasca."
(Oséias 4.6, versão nordestina)

Moacir Junior – www.arquivo7.com.br

* A imagem usada nesta postagem é um capítulo da Enciclopédia Arquivo7, que contém mais detalhes sobre estas FALÁCIAS e ainda apresenta uma falácia inédita, que passou a ser muito usada pelos políticos, de 2004 pra cá. Para acessar o arquivo (em PDF, totalmente ilustrado), clique aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário