Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

terça-feira, 30 de março de 2010

ZÉGUA CONTRA AS QUATRO DAMAS DO APOCALIPSE

SEGUNDO SEMESTRE DE 2009...

Dona Agoniada-Estressante-Zangadinha traz a transferência do seu beneficio Bolsa Família da cidade de BAIXADAEGUA para Igarapé Grande, terra do Zégua...

Dona Preocupação-Em-Pessoa traz a transferência do seu beneficio da cidade de CAIXAPREGO para Igarapé Grande...

Dona Tô-Lá-Todo-Dia traz a transferência do seu beneficio da cidade de BREJODAVACA...

Dona Cabeça-Fria-Paz-E-Amor traz sua transferência da cidade de BOTAS-DE-JUDAS...

DEZEMBRO DE 2009...

As quatro distintas senhoras procuram nosso herói, “preocupadérrimas“, pois não conseguiram sacar seu beneficio neste mês.
Nosso valente digitador examina os cadastros de todas e constata que tá todo mundo bem cadastrado, as informações foram enviadas e aprovadas pelo pessoal “lá de Riba”. Aparentemente, tá tudo legal, na santa paz. Pede para as distintas senhoras aguardarem mais um mês. Quem sabe, foi apenas um errinho do sistema...

JANEIRO DE 2010...

A coisa tá braba! Examinando no SIBEC (Sistema Brasileiro Estressador dos Cadastradores, e que alguns teimam em afirmar que o significado é outro, Sistema de Benefícios ao Cidadão), Zégua descobriu que os benefícios de cada uma estava na situação CANCELADO... e ainda registrados na cidade de origem – ou seja, O SISTEMA NUNCA TRANSFERIU OS DADOS PARA A CIDADE DO ZÉGUA!

Ai! Ai! E agora? O que dizer para as 4 distintas? Dizer para um beneficiário do PBF que o beneficio dele está CANCELADO é quase tão difícil quanto aquilo que um médico costuma dizer para um paciente que está com uma doença grave.

Mas Zégua, usando das palavras mais simples e mais saudáveis possíveis, explicou a situação, deixando claro que houve um problema relacionado a transferência, um problema que não foi gerado nem na cidade de origem e nem na atual, mas no sistema do governo federal, pois, pelo que se saiba, os “zéguas” (o nosso herói e os das outras cidades) fizeram seu trabalho direitinho.

Mas, algumas das distintas não se conformaram e voltaram a cidade de origem, apenas para ouvir que a transferência tinha sido realizada de acordo com os procedimentos normais.

Outras ligaram para o (arghhhhhhhh!!!!!!!) 0800, apenas para ouvir a velha conversinha:
- Meu bem, o problema é aí mesmo.

Zégua enviou algumas mensagens para o “pé da conversa”, ou seja, os “caras lá de riba”.

Resposta:

“Comunicamos que os casos similares ao descrito abaixo estão sendo tratados pela área de tecnologia da CAIXA. Caso não seja possível a reversão via SIBEC ou por solicitação ao MDS, favor aguardar a solução tecnológica. Ressaltamos que as famílias que tiverem direito ao benefício não serão prejudicadas.”

Ih, o negócio complicou! Essa conversa é bastante desestimulante. Quando diz: “FAVOR AGUARDAR SOLUÇÃO TECNOLÓGICA”, podemos esperar o pior. Bem, Zégua tentou transmitir essa mensagem para as “4 Damas do Apocalipse”.
Dona Cabeça-Fria-Paz-E-Amor aparentemente aceitou a explicação, sem questionar. Mas Dona Agoniada-Estressante-Zangadinha ficou com aquele olhar, como se dissesse: “Você tá é me enrolando.”

MARÇO DE 2010...

Já com pena de Dona Tô-Lá-Todo-Dia, Zégua resolve enviar outra mensagem para os “caras lá de riba”, suplicando para que encontrem uma solução para o problema.

Em resposta, enviam um formulário em anexo, para ser preenchido e enviado para um certo endereço. Prontamente, Zégua preencheu o dito formulário e o enviou imediatamente.

Dois dias depois lá vem a resposta.

“Família está devidamente cadastrada. Enviar ofício ao MDS solicitando a reversão do benefício.”

Parecendo aquela velha história “toque o besta pra frente”. Mas, Zégua, rapidamente preparou-se para enviar o tal oficio. Mas aí surgiu um probleminha...

Para se fazer tal solicitação, é necessário um formulário especial, padrão. Fazia um bom tempo que nosso herói tinha necessitado de tal formulário (e na época teve que pedir uma cópia para um amigo, pois não encontrou nada nos sites oficiais dos “caras lá de riba”).

Quando se mudou para o “novo” prédio (tão novinho quanto... deixa prá lá!), Zégua enfrentou alguns problemas com os computadores, e alguns dados e arquivo foram perdidos (mais detalhes, veja o texto: “ZÉGUA – O JACK BAUER DO BOLSA FAMÍLIA”). Resumindo: Agora que nosso herói precisou novamente do tal Formulário Padrão para Descancelamento de Benefícios, não encontrou nenhuma cópia do dito cujo. Mas, pra que se desesperar? É só acessar o site oficial do Bolsa Família que tá tudo lá, certo?
Bem, foi muito fácil Zégua encontrar um informe ensinando como solicitar o descancelamento.
O “Bolsa Família Informa – n.º 71, 15 de março de 2007” diz:

“Após verificar a situação dos beneficiários no Cadastro Único e realizar as alterações cadastrais necessárias, o Gestor Municipal deverá encaminhar, obrigatoriamente, a via original do ofício à Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), em papel timbrado e assinado, anexando o FPGB – Formulário Padrão de Gestão de Benefício.”



Ah, tá fácil demais! Então Zégua clicou sobre a expressão destacada, que o levou para...


SURPRESA! NA PÁGINA INDICADA NÃO EXISTE NADA SOBRE O FORMULÁRIO! KKKKKKK!!!!!!!

Na verdade, lá está escrito:
"Nossas desculpas...
O item que você requisitou não existe nesse servidor ou não pode ser servido.
Por favor verfique o endereço informado ou use a função de busca dessa página para encontrar o que você está procurando.
Se você sabe que o endereço informado está correto mas está encontrando um erro, por favor contate o Administração do Site.
Obrigado.
404 - Não encontrado"

KKKKKKK!!!!!!! PEGADINHA DO BOLSA FAMÍLIA!

E agora, o que fazer?
Opa! O que é isso?! Que barulho é esse?! Parece um tropel de cavalos. Oh, meu Deus! São elas! Elas estão chegando.

Comece a rezar, Zégua. AS QUATRO DAMAS DO APOCALIPSE ESTÃO VINDO AÍ!!!

Epílogo:

29/03/2010 – Zégua envia uma mensagem para os “caras lá de riba” (certamente eles devem ter a cópia do misterioso formulário):

“Senhores,

Precisamos urgentemente do Formulário Padrão Gestão de Beneficios. Tentamos encontrá-lo no site do Bolsa Família, fomos conduzidos ao link http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/gestao_de_beneficios/o-que-e-gestao-de-beneficios, mas a mensagem encontrada foi: (o texto foi transcrito acima) ...
Onde encontrar tal formulário?”

No dia seguinte (30/03/2010), a resposta veio:

“Ao
Zégua
1. Comunicamos que não dispomos do modelo do formulário solicitado.

2. Orientamos solicitar ao MDS ou à Coordenação Estadual do Cadastro Único.

3. Outra sugestão é solicitar a algum município vizinho, caso haja muita urgência.”

Pois é.

“Comunicamos que não dispomos do modelo do formulário solicitado.”
Se ELES não possuem nenhum modelo, imagine...

quarta-feira, 17 de março de 2010

DICAS DE DONA PRISSIGA – SETE RECEITAS INFALÍVEIS PARA FORÇAR O ZÉGUA A RESOLVER SEU PROBLEMA*



01 - PEGUE SEU CADASTRO E SAIA CORRENDO – Esta inusitada situação ocorreu recentemente (veja o texto “ZÉGUA CONTRA A SEQUESTRADORA DE CADASTROS – Detalhe: a seqüestradora não saiu correndo, mas caminhando na maior calma – e cara de pau – do mundo). Você pode pensar que assim o Zégua vai ficar preocupado e procurará, por todos os meios, resolver seu problema. Está muito enganado. A política de negociação do Zégua é como a do governo americano – NÃO NEGOCIAR COM TERRORISTAS.

02 - QUANDO FOR CONVERSAR COM O ZÉGUA, SEMPRE VÁ COM UMA CRIANCINHA, E FAÇA CARA DE SOFRIMENTO. SE PUDER LEVE VÁRIAS CRIANCINHAS – UMA NO BRAÇO E DUAS SEGURANDO A SAIA. TALVEZ ELE FIQUE COMOVIDO, CRIE VERGONHA E RESOLVA SEU PROBLEMA – Como se fosse fácil assim...

03 - ESCREVA UMA CARTINHA, DESTACANDO AS MISÉRIAS QUE ESTÁ ENFRENTANDO E DEPOIS DEIXE NA MESA DO ZÉGUA – AH, APROVEITE E DEIXE SEU CARTÃO TAMBÉM, DIZENDO QUE SÓ O QUER DE VOLTA DEPOIS QUE FOR DESBLOQUEADO (veja o texto “UMA CARTINHA PARA O ZÉGUA”).

04 - NÃO IMPORTA O QUE VÃO PENSAR – PROCURE O ZÉGUA TODOS OS DIAS – QUEM SABE ELE FIQUE PERTURBADO DE TANTO VER VOCÊ, QUE, PRA SE LIVRAR, DÊ UM JEITO EM SEU PROBLEMA.

05 – JÁ QUE O ZÉGUA É EVANGÉLICO, PRESSIONE-O COM FRASES ENVOLVENDO A CRENÇA DELE, TAIS COMO:

- Você pode ser crente, pode fazer todo tipo de bem. Mas, se não resolver os problemas do Bolsa Família, não pode se salvar – Foi exatamente isso que uma senhora disse recentemente para o nosso herói. Outras palavras mais pesadas foram:
- COMO VOCÊ DIZ QUE É CRENTE E FICA ROUBANDO DESSE JEITO?
- CRENTE LADRÃO! – Ai! Ai! Ai! Essa foi bem pesada, mas nosso herói ouviu calado. Qualquer coisa que dissesse, a doida poderia piorar da cabeça. A sorte é que havia muitas testemunhas na sala. Outra frase relacionada ao tema, dita pelo marido de outra senhora:
- MINHA MULHER QUER VOLTAR PRA IGREJA. MAS SÓ VAI QUANDO SEU CARTÃO FOI DESBLOQUEADO (leia mais detalhes, em nosso texto “ATÉ QUE EU QUERIA VOLTAR PRA IGREJA... MAS MEU BOLSA FAMÍLIA TÁ BLOQUEADO”).

06 – FAÇA CARA DE MAU (OU DE MÁ), ENTRE NA SALA PISANDO FIRME, COM AR DE QUEM ACABOU DE CONVERSAR COM O PRESIDENTE EM PESSOA, E VÁ LOGO ACUSANDO: EU SÓ QUERO SABER POR QUE O SENHOR CANCELOU MEU CARTÃO, A GENTE SÓ VIVE POR CAUSA DELE E O SENHOR NÃO DEVIA TER FEITO UMA COISA DESSA! – Nos muitos textos publicados neste blog há muitos exemplos desse tipo de estratégia em operação.

07 – TENTE MOSTRAR PARA O ZÉGUA QUE ELE NÃO TÁ BEM DA CABEÇA – Chegue com confiança (cara limpa), e afirme com autoridade: VOCÊ DISSE QUE (e fale qualquer coisa que o Zégua teria dito quando ele não disse, só pra ele ver que não anda bem da cabeça ultimamente e que a culpa dos cartões estarem bloqueados ou cancelados é mesmo dele – exclusivamente dele).

Aconteceu recentemente:

- Fui tirar meu dinheiro hoje e não saiu nada. Você disse que era hoje.
- Senhora, eu nunca falei isso. Quando os cartões estão bloqueados podem voltar ao normal a qualquer momento. Não sou doido pra marcar datas.
- MAS VOCÊ DISSE!!! – A mulher começou a se “alterar” – VOCÊ DISSE QUE ERA HOJE!

* Obs.: No ano passado, publicamos um texto parecido com este, intitulado: SETE TÁTICAS PARA TENTAR FORÇAR O ZÉGUA A RESOLVER SEU PROBLEMA.

terça-feira, 16 de março de 2010

AS AVENTURAS DE ZEGUINHA - Episódio de hoje: PROFISSÃO DE RISCO

ZÉGUA CONTRA A SEQUESTRADORA DE CADASTROS

Quando a mulher entrou na sala, Zégua pensou num daqueles filmes de terror – especialmente aqueles que mostram uma mulher vestida num roupão (de hospital), andando no meio do cemitério. Brrrrrrrrrr!!!!!!!

Ele olhou nos olhos dela e sentiu que ela não tava normal. Logo lembrou-se que recentemente a irmã da dita cuja havia visitado o Departamento querendo informações sobre o beneficio da coitada da irmã, que estava até internada e não agüentava mais caminhar.

Na ocasião Zégua havia suplicado:
- Olhe, qualquer pessoa da família pode vir aqui saber noticias do cartão dela, mas, por favor, não deixem ela vir não.

A mulher é daquelas que falam nervosa, tremendo, olhando pra você com aquele olhar que diz claramente que não está acreditando em nada do que estamos contando pra ela.

O caso é que o pessoal “lá de riba” cancelou o beneficio dela, alegando que a pobre coitada tem renda alta – só falta entrarmos em contato com a INTERPOL pra descobrirmos onde a “bolada” tá escondida.

Em outras palavras: A FAMÍLIA NÃO POSSUI RENDA ALTA COISA NENHUMA (= como alegam os gênios de Brasília), NÃO EXISTEM ERROS DE INFORMAÇÕES NO CADASTRO, TÁ TUDO CERTINHO POR AQUI. JÁ REVISAMOS O TAL CADASTRO VÁRIAS VEZES, MAS O CANCELAMENTO PERSISTE – E PELO MESMO MOTIVO. A não ser que o beneficio dela tenha sido cancelado por outras razões e o MDS, junto com o pessoal do 0800 (pra variar) não teve coragem de contar a verdade.

É claro que – quando ela liga para o terrível 0800, a coisa fica ainda mais feia para o nosso lado.

Bem, mas apesar das súplicas do Zégua, a mulher voltou a aparecer hoje, da forma como descrevemos acima – parecendo uma alma penada. Olhou para o Zégua e falou de forma robótica, olhar frio, duro, sem misericórdia:

- O que você tem pra me dizer sobre meu cartão?

Zégua simplesmente respondeu:

- Continua cancelado.

Aguardou que a mulher fosse dizer alguma coisa, insistir pra que ele desse uma olhada de novo, fizesse alguma coisa, etc. Mas, misteriosamente, ela apenas saiu, sem dizer nada. Zégua ainda insistiu:

- Ligue para o 0800...

Ao que ela respondeu, ainda de forma robótica:

- Não vou ligar não.

Daqui a pouco uma das colegas do Zégua entrou na sala, contando o seguinte:

- Você não vai acreditar. A mulher pediu para ver o cadastro dela e quando fui mostrar, tomou de minha mão e saiu com ele. E agora?

Pois é, só faltava essa – O Zégua sair atrás de uma maluca, tentando tomar o cadastro de volta.

No dia seguinte, duas colegas do Zégua foram à casa da seqüestradora de Cad-Único.

Diante do pedido para que devolvesse o cadastro, pois é um documento importante, etc., a mulher respondeu:

- Eu trouxe o cadastro pra queimar. Vou queimar tudo, cartão, senha, tudo. Não estou me importando. O pessoal de Brasília disse que eu tenho que fazer outro Cadastro, mas o seu Zégua disse que não posso, porque já estou cadastrada. Mas é mentira dele. E quando o Agente de Saúde passar por aqui, com aquela conversa de querer me pesar, vou dizer um bocado de coisas pra ele.

E agora, seu Zégua?

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM... MAS ALGUNS DANIFICAM

sexta-feira, 5 de março de 2010

Zégua apresenta seu sobrinho ZEGUINHA

AS AVENTURAS DE ZEGUINHA - EPISÓDIO DE HOJE: AULA DE RELIGIÃO (Clique na imagem para vê-la ampliada)

ZÉGUA X GISESFO – O COMBATE CONTINUA

Recentemente, após passar por nova pressão, nosso herói resolveu escrever novamente para a GISES

O e-mail abaixo foi reproduzido na íntegra, com exceção, é claro, dos nomes próprios e documentos relacionados (que foram substituídos por fictícios, para proteção da vida do Zégua).

De: ZÉGUA
Enviada em: quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 08:20
Para: GISESFO05 - Bolsa Família e Cadúnico
Assunto: PROBLEMAS DE TRANSFERÊNCIA - GRAVÍSSIMOS
Senhores,

Muitos problemas envolvendo transferência tem ocorrido por esta região. A pessoa chega, são cadastradas normalmente. Mas o tempo passa e o nome delas não aparece na folha de pagamento, elas são canceladas no outro municipio, mas no nosso o cadastro (ao que parece) não é aceito no sistema (Mesmo estando tudo normal, até no arquivo retorno não há problema nenhum de rejeição).

Temos vários casos, como por exemplo, a senhora PRISSIGA MARCAÇÃO SERRADA, NIS 666131313. Gostaríamos que dessem uma olhada nesse caso, pois temos recebido uma pressão terrível. A mulher está à beira de um ataque dos nervos, a familia está preocupada, há indícios de depressão. E, para completar, quando ela liga para o 0800 escuta QUE O PROBLEMA É NO NOSSO MUNICIPIO, QUE O CADASTRO NUNCA FOI ENVIADO, ETC.

Inflamada por essas conversas ela já veio diversas vezes aqui, nos encher de desaforos e xingamentos.

Pedimos encarecidamente que nos indique uma solução, ou um canal direto que possa resolver nossos problemas. Não temos telefone em nosso departamento (Graças a Deus, ainda temos Internet - ruinzinha que só, mas pior sem ela). Existe alguém que possa resolver esses problemas? Existe algum departamento específico? Não nos venha com essa velha história de mandarmos e-mail para a SENARC (Pra lá nós escrevemos QUANDO NÃO TEMOS PRESSA em resolvermos um problema).

Cordialmente,

ZÉGUA


No dia seguinte, milagrosamente, a GISESFO respondeu.

RES: PROBLEMAS DE TRANSFERÊNCIA - GRAVÍSSIMOS‏
De: gisesfo05@caixa.gov.br
Enviada: sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 17:22:18
Para: morganne777@hotmail.com

Ao
ZÉGUA

1. Comunicamos que os casos similares ao descrito abaixo estão sendo tratados pela área de tecnologia da CAIXA. Caso não seja possível a reversão via SIBEC ou por solicitação ao MDS, favor aguardar a solução tecnológica. Ressaltamos que as famílias que tiverem direito ao benefício não serão prejudicadas.


Atenciosamente
Macho João Mangueira
Analista
GISES/FO

Nadielson Arminio
Gerente de Filial S.E.
GISES/FO


Comentário do Zégua:

“... os casos similares ao descrito abaixo estão sendo tratados pela área de tecnologia da CAIXA. (...) favor aguardar a solução tecnológica.”
Bem, é bom saber que o problema não é culpa dos Municípios (como os “gênios” do 0800 tem o costume de informar). A GISESFO reconhece que é um problema na “ÁREA TECNOLÓGICA”. Mas o negócio parece ser muito grave, pois já estamos com cinco meses aguardando a solução. Talvez aliviasse um pouco a pressão sobre nós se os “brilhantes” do 0800 passassem a mesma informação aos estressados usuários que ligam pra lá em busca de respostas).

Zégua informa:

- Sinto muito, senhora. Cadastramos seus dados direitinho, enviamos pra Brasília, os arquivos retornaram sem problemas. Fizemos tudo certo. Mas aqui no SIBEC está dizendo que seu beneficio está CANCELADO.
Dona Prissiga liga para o 0800:

- Alô! Quero saber por que meu cartão está bloqueado?!!! O rapaz disse que aqui está tudo certo no meu cadastro. Mas está cancelado.

Do outro lado (não do além) vem a resposta:

- Olha, senhora, aqui tá tudo certo. O problema é aí mesmo. O dinheiro está indo normalmente.

Se fosse você, em quem iria acreditar?

Destacando uma outra frase da resposta da GISESFO:
“Ressaltamos que as famílias que tiverem direito ao benefício não serão prejudicadas.”

Mas geralmente depois de cinco meses bloqueado (ou cancelado), quando o beneficio volta ao normal a família recebe somente os últimos três meses – e muitas vezes apenas um mês. É complicado, muito complicado.