Apresentando o senhor ZÉGUA

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sexta-feira, 5 de março de 2010

ZÉGUA X GISESFO – O COMBATE CONTINUA

Recentemente, após passar por nova pressão, nosso herói resolveu escrever novamente para a GISES

O e-mail abaixo foi reproduzido na íntegra, com exceção, é claro, dos nomes próprios e documentos relacionados (que foram substituídos por fictícios, para proteção da vida do Zégua).

De: ZÉGUA
Enviada em: quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 08:20
Para: GISESFO05 - Bolsa Família e Cadúnico
Assunto: PROBLEMAS DE TRANSFERÊNCIA - GRAVÍSSIMOS
Senhores,

Muitos problemas envolvendo transferência tem ocorrido por esta região. A pessoa chega, são cadastradas normalmente. Mas o tempo passa e o nome delas não aparece na folha de pagamento, elas são canceladas no outro municipio, mas no nosso o cadastro (ao que parece) não é aceito no sistema (Mesmo estando tudo normal, até no arquivo retorno não há problema nenhum de rejeição).

Temos vários casos, como por exemplo, a senhora PRISSIGA MARCAÇÃO SERRADA, NIS 666131313. Gostaríamos que dessem uma olhada nesse caso, pois temos recebido uma pressão terrível. A mulher está à beira de um ataque dos nervos, a familia está preocupada, há indícios de depressão. E, para completar, quando ela liga para o 0800 escuta QUE O PROBLEMA É NO NOSSO MUNICIPIO, QUE O CADASTRO NUNCA FOI ENVIADO, ETC.

Inflamada por essas conversas ela já veio diversas vezes aqui, nos encher de desaforos e xingamentos.

Pedimos encarecidamente que nos indique uma solução, ou um canal direto que possa resolver nossos problemas. Não temos telefone em nosso departamento (Graças a Deus, ainda temos Internet - ruinzinha que só, mas pior sem ela). Existe alguém que possa resolver esses problemas? Existe algum departamento específico? Não nos venha com essa velha história de mandarmos e-mail para a SENARC (Pra lá nós escrevemos QUANDO NÃO TEMOS PRESSA em resolvermos um problema).

Cordialmente,

ZÉGUA


No dia seguinte, milagrosamente, a GISESFO respondeu.

RES: PROBLEMAS DE TRANSFERÊNCIA - GRAVÍSSIMOS‏
De: gisesfo05@caixa.gov.br
Enviada: sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 17:22:18
Para: morganne777@hotmail.com

Ao
ZÉGUA

1. Comunicamos que os casos similares ao descrito abaixo estão sendo tratados pela área de tecnologia da CAIXA. Caso não seja possível a reversão via SIBEC ou por solicitação ao MDS, favor aguardar a solução tecnológica. Ressaltamos que as famílias que tiverem direito ao benefício não serão prejudicadas.


Atenciosamente
Macho João Mangueira
Analista
GISES/FO

Nadielson Arminio
Gerente de Filial S.E.
GISES/FO


Comentário do Zégua:

“... os casos similares ao descrito abaixo estão sendo tratados pela área de tecnologia da CAIXA. (...) favor aguardar a solução tecnológica.”
Bem, é bom saber que o problema não é culpa dos Municípios (como os “gênios” do 0800 tem o costume de informar). A GISESFO reconhece que é um problema na “ÁREA TECNOLÓGICA”. Mas o negócio parece ser muito grave, pois já estamos com cinco meses aguardando a solução. Talvez aliviasse um pouco a pressão sobre nós se os “brilhantes” do 0800 passassem a mesma informação aos estressados usuários que ligam pra lá em busca de respostas).

Zégua informa:

- Sinto muito, senhora. Cadastramos seus dados direitinho, enviamos pra Brasília, os arquivos retornaram sem problemas. Fizemos tudo certo. Mas aqui no SIBEC está dizendo que seu beneficio está CANCELADO.
Dona Prissiga liga para o 0800:

- Alô! Quero saber por que meu cartão está bloqueado?!!! O rapaz disse que aqui está tudo certo no meu cadastro. Mas está cancelado.

Do outro lado (não do além) vem a resposta:

- Olha, senhora, aqui tá tudo certo. O problema é aí mesmo. O dinheiro está indo normalmente.

Se fosse você, em quem iria acreditar?

Destacando uma outra frase da resposta da GISESFO:
“Ressaltamos que as famílias que tiverem direito ao benefício não serão prejudicadas.”

Mas geralmente depois de cinco meses bloqueado (ou cancelado), quando o beneficio volta ao normal a família recebe somente os últimos três meses – e muitas vezes apenas um mês. É complicado, muito complicado.

Um comentário:

  1. A última do 0800: Se vc gestor está tendo problemas com sua base de dados é pq provavelmente ela está corrompida. Não, não adiante pedir nova base pq a CX não está enviando não. Vc deve aguardar a troca pelo sistema on line que ele DEVE (preste MUITA atenção nesse deve...) resolver esses problemas...

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