Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

E A REPUTAÇÃO DO ZÉGUA FOI PARA O LIXO...

O grande paradoxo no Departamento do Bolsa Família é:

- As pessoas, na maioria dos casos, MENTEM, ao informarem seus dados (especialmente no que se refere a renda) e QUEREM que nós acreditemos nelas.

- Por outro lado, os pobres Zéguas falam a VERDADE (ao informarem os problemas no sistema), e as pessoas NÃO QUEREM acreditar.

A mentira já faz parte da nossa cultura, e não está restrita a um grupo específico (tipo político). Se a mentira possui alguma virtude, é a seguinte: Ela NÃO É PRECONCEITUOSA. Entra no coração de qualquer tipo de gente, cabendo a pessoa aceitar ou não.

E, para levar algum tipo de vantagem, popularmente conhecida como “jeitinho brasileiro”, as pessoas mentem descaradamente, sem se importar com as conseqüências.

Nesse jogo de verdades e mentiras, a bola sempre acerta na cabeça do nosso herói.

São tantas coisas, tantas explicações que somos obrigados a dar às pessoas que, sinceramente, eu no lugar delas, também não acreditaria em nosso amigo Zégua. Vejamos um exemplo, inspirados em fatos recentes.

- Bom dia, dá pra resolver o meu problema hoje? – O tom de voz da mulher já veio ameaçador.

- Bem, senhora, é que... – Zégua fala, meio sem graça, constrangido, olhando de um lado para o outro, como se procurasse as palavras certas, sabendo que, ele no lugar dela, também não acreditaria nele.

- Olha, senhora, é que...

- Qual é a desculpa dessa vez?!!! – A senhora explode – Um mês atrás você disse que a internet estava fora do ar. Uma semana depois me disse que o sistema estava fora do ar. Três semanas atrás disse que tinham cortado a energia de vocês. Agora que a energia voltou, qual sua desculpa?

- A senhora pode até não acreditar... aliás, se fosse eu no lugar da senhora, também não acreditaria, mas... o fato é que... é que, nesta semana, houve uma mudança em nosso sistema. A Caixa mudou o sistema, agora temos uma nova versão do programa, e só estamos aguardando a Caixa liberar o nosso acesso a...

- TODO DIA VOCÊS TÊM UMA DESCULPA DIFERENTE! NÃO AGUENTO MAIS! NÃO QUERO MAIS SABER! BANDO DE MENTIROSOS!!!

(Se houvesse uma porta na sala do nosso herói ela tinha chutado com força, e se tivesse armada... não quero nem pensar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário