Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

domingo, 19 de setembro de 2010

ZÉGUA EM TEMPO DE TREINAMENTO

ZÉGUA NA CAPACITAÇÃO – PARTE 1
SÓ FLORES...


Finalmente chegou o dia. Pobres coitad, quer dizer, muitos técnicos, digitadores e outros profissionais que trabalham no Departamento do Bolsa Família, chegaram ansiosos à capital do Maranhão. De várias partes, das regiões mais remotas, com malas, mochilas, sacolas, chegaram os “zéguas”, alegres, desconfiados, cansados, estressados,...

Uma senhora, cujo olhar evidenciava que não dormira na noite anterior, e cujo semblante mostrava que ela estava há muitas horas sem comer nada, disse, revoltada:

- Saí da minha cidade às 5:00 horas (da manhã), peguei uns quatro carros pra tentar chegar aqui, e não tive tempo de comer nada. Quando um carro estava chegando numa rodoviária, o outro já ia saindo. Eu corria como uma desesperada, para não perder o carro.

- E por que o prefeito de lá não arrumou um carro pra você? – Perguntou Zégua.

- Quando conversei com o prefeito sobre a capacitação, ele disse que não estava sabendo de nada e disse que não podia fazer nada.
Outro colega disse que a coisa mais difícil foi arrancar uns trocados do Secretário para custear as viagens. Quando procurado, o sujeito sempre dava uma desculpa:

- Volta outra hora.

No dia da viagem, o pobre colega “zégua” ficou correndo procurando secretários, prefeitos, alguém que, ao menos, emprestasse um dinheirinho, ou desse uma esmola, para ajudar nas despesas.

A inscrição dos participantes de cada Município foi realizada com mais de um mês de antecedência. Zégua não estava mais agüentando ouvir seus colegas (de outros departamentos) dizendo a mesma coisa todos os dias:

- Bichão de sorte. Vai passear na capital.

- Que chique! Vai pra São Luis!

- Eita, vai tomar banho de praia.

- Me leva junto!

- Só quer ser! Passar uma semana em São Luis. Praias, Shoppings, etc.

A Secretária de Assistência não podia ver o Zégua, que já estava falando:

- Menino, que chique! O hotel em que vocês vão ficar é muuuuuuuito chique. Ah, eu queria ta lá também!

Quando o pessoal ouvia falar da capacitação, e do local onde os participantes seriam hospedados, não diziam outra coisa:

- Quem pode, pode. Vocês vão ficar neste hotel? Que chique!!!
Certo dia, Zégua disse:

- Isso tá parecendo pacto com o diabo. No inicio ele sempre oferece do melhor, mas é só propaganda falsa.

Quando soube que a tal de capacitação iria durar cinco dias, de segunda à sexta, oito horas por dia, e que no final ainda haveria uma prova, Zégua ficou muito irritado.

- Onde já se viu? Até parece que vou fazer um vestibular... quando, na verdade, vou é ganhar mais serviço.

Quatro dias antes do treinamento, chegou um oficio para o prefeito, confirmando o local do curso e da hospedagem. E os colegas continuavam a gozação:

- Eita, que chique! Vão se divertir, hein? Passar uma semana na ilha, olhando para o mar...

ZÉGUA NA CAPACITAÇÃO – PARTE 2

PROPAGANDA ENGANOSA – SALVE-SE QUEM PUDER!


São Luis, Maranhão. 15:00 horas – Zégua chega no Hotel “chique de morrer”. Várias pessoas com caras de cansadas e frustradas andando de um lado para o outro, arrastando malas. De repente, um funcionário informa que não tem mais vagas no hotel, mas vão providenciar um outro local.

- Como assim, não tem mais vagas? – Exclamam muitos – Mas isso não estava reservado há muito tempo? Vocês não sabiam a quantidade certa de pessoas que viriam pra cá?

O funcionário pede para todos terem calma e aguardarem. Explica que depois da Abertura do evento, todos serão hospedados. Acontece que a tal de Abertura estava programada para as 17:30 horas.

Mas, no meio desse estresse houve muitas compensações. Uma delas é que Zégua reencontrou muitos colegas e amigos.
E o tempo vai passando. 17:30 horas. O pessoal se reúne numa sala de conferências – com malas e “cuias”.
E o tempo passa. Depois das 18 horas, começa a Abertura. Quando, cerca de meia hora depois, a cerimônia termina, alguém avisa que quem ainda não está hospedado, será encaminhado para um dentre dois hotéis.

Rapidamente se espalha a história de que, dos dois hotéis escolhidos, um é chique, e o outro... bem, o outro é “mais ou menos”. Pelos nomes, alguém começa a especular:

- Um dos hotéis se chama “Elite” e o outro é “Cumpadi Caju”. Sei não, mas eu penso que esse que tem “nome de pobre” deve ser o mais fraco.

Um dos organizadores avisa:

- Gente, um carro vai estar à disposição dos que vão para o “Elite”, que fica mais longe. O outro hotel é mais perto e dá pra ir à pé.

Alguém começa a espalhar:

- Hum..., sei não. Para ir de carro o outro deve ser mais chique.

E todo mundo ficou na expectativa, aguardando o ônibus especial que iria levar o pessoal para o “Elite”.

- Olha lá o carro! Vamos!!!

E um bocado de desesperados, com suas “malas e cuias” saiu correndo – parecendo um bando de doidos – todo mundo querendo entrar no ônibus. Nosso herói tava no meio.
Quando o ônibus saiu, ficamos com um pouco de pena dos “tadinhos” que não conseguiram entrar no ônibus e ficaram ao longe, cada vez mais longe, com aqueles olhares tristes e “pidões”.

Três minutos depois o ônibus “da elite” para.

- Ei, o ônibus tá parando. Acho que já chegamos.

- Desce, Desce todo mundo!

Então, a surpresa violenta:

- Não acredito! Ali tá escrito “Hotel Cumpadi Caju”.

- O quê?!!! Enganaram a gente!!!

- Isso é discriminação! Como é que pode?

Ao mesmo tempo, o motorista, estressado e nervoso, gritava:

- Desce todo mundo rápido! Desce! Peguem as malas de vocês! Estou parado no meio da rua.

E gente se atropelando em cima de gente, procurando suas malas, enquanto o motorista continuava berrando:

- Estou parado no meio do trânsito. Peguem as malas de vocês!!!

- Isso é discriminação! Só porque somos do interior...

Zangados, estressados e revoltados, os “zéguas” entraram no hotel. Não que fosse um hotel “caindo aos pedaços”, mas em comparação com o que foi prometido... andava longe!!! (Em breve, mais detalhes sobre este caso).

ZÉGUA NA CAPACITAÇÃO – PARTE 3

TREINAMENTO INTENSIVO... PARA SURRAS INTENSIVAS!


Imagine a emoção...

Acordar bem cedo, tomar café, correr para a sala de aula. E das 8:00 às 18:00 horas, excetuando-se a hora do almoço, ficar sentado, assistindo aulas, fazendo exercícios de meia em meia hora... estudando, estudando, estudando... e os professores sempre lembrando:

- No final tem avaliação.

Imagine chegar às 18:00 horas, cansado, vendo mais letras e formulários do que pessoas...

E, quando surge uma pálida esperança de alegria “Ah, agora vou enfim, relaxar...”, leva um balde de água gelada na cara ao ouvir a voz do professor:

- Ah, gente, tem um trabalho para casa...

Pois é. Imagine toda essa provação...
Deve servir para alguma coisa, não? Quem sabe todo esse esforço não seja coroado com a aprovação num vestibular, num concurso?

Sim, mas na Faculdade em que o Zégua e seus companheiros vão adentrar na próxima semana têm algumas senhoras na porta (parece que madrugaram lá), um cartãozinho amarelo nas mãos, e as seguintes palavras de boas-vindas:

- OLHA AQUI, RAPAZINHO! PASSEI A SEMANA INTEIRA PROCURANDO VOCÊ PARA AJEITAR MEU CARTÃO, TENHO CRIANÇAS PRA CUIDAR, MARIDO PRA DAR CONTA E ME DISSERAM QUE VOCÊ ESTAVA ERA NA PRAIA, TOMANDO BANHO DE SOL. TEM GENTE QUE NÃO SE ENXERGA! OS OUTROS MORRENDO E ELE SE DIVERTINDO!
HOJE SÓ SAIO DAQUI QUANDO TUDO FOR RESOLVIDO!!!


Bem, em breve, teremos mais relatos sobre essa tal de Capacitação para Entrevistadores do Cadastro Único, que ocorreu em São Luis recentemente (13 a 17 de setembro de 2010).

2 comentários:

  1. Minha capacitação de entrevistadores foi em Maio... Tivemos um pouquinho mais de sorte q vcs... Fomos pra um hotel fazenda lindo de morrer... Mas ficamos nos quartos mais simples de todos (na verdade acho até q colocaram mais camas por quarto...rs).. e o serviços do hotel (piscina aquecida, spa, arvorismo, caiaque... se encerravam junto com nosso curso.. então saíamos da sala deseperados por um pouquinho de "luxo" e ficavamos batendo papo na recepção olhando aquele monte de mato...rs Quem foi mais corajoso se arriscou na piscina convencional (mas era inverno e a água tava lá pelos seus 10 ou 12 graus...)rsss Agora em Outubro teremos a capacitação para os digitadores e já aprendi a não ter expectativa....

    ResponderExcluir
  2. Viviane, acho que o Zégua deu azar para seus colegas. Ele tinha que está no grupo que se lasc..., que teve menos sorte (em relação aos confortos das hospedagens). Zégua tinha que está no grupo mais azarado ... para contar a história depois como testemunha ocular, rsss!!!
    Já sabe. Se um dia nos encontrarmos por aí, em alguma capacitação do BF, mantenha distância de Zégua. Kkkkkkkk!!!!!!!

    ResponderExcluir