Notícia veiculada nos principais meios de comunicação no inicio de janeiro de 2011:
"Antes das eleições, Caixa erra e paga Bolsa Família maior"
"Total de R$ 11,15 milhões foi transferido indevidamente para mais de 82 mil famílias
A quantia de R$ 11,153 milhões foi transferida indevidamente para a conta de 82.595 famílias beneficiárias do Bolsa Família, segundo informações da Caixa Econômica Federal. O repasse ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2010 e foi provocado por um erro do sistema do banco. Agora, a Caixa afirma que vai cobrar dos beneficiários os valores repassados a mais, com descontos que começarão a ser feitos a partir de março."
"Segundo o superintendente nacional de programas sociais da Caixa, Roberto Barreto, o problema foi identificado no fim de outubro e corrigido em novembro. Ele ressaltou que não há relação entre a falha do sistema e o período eleitoral.
- Foi uma fatalidade, um erro. A Caixa vai buscar o ressarcimento para que a União e a sociedade não sejam prejudicadas.
Barreto explicou ainda que todas as famílias que receberam um benefício maior do que o devido receberão uma notificação do banco, informando que o valor pago a mais será descontado do benefício do mês seguinte. O desconto mensal não será superior a 25%, ou seja, algumas famílias devolverão o dinheiro em até 27 meses.
- Algumas conseguirão pagar em duas parcelas. Outras precisarão de 27 meses. Mas 75% das famílias vão devolver os recursos em até 12 meses."
"Segundo Barreto, o problema no sistema ocorreu no momento da atualização dos cadastros desses beneficiários. Com isso, algumas famílias que não teriam mais direito ao valor básico do benefício acabaram recebendo o montante indevidamente. A maior parte das famílias que receberam a mais, 50,34%, é do Nordeste."
Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/antes-das-eleicoes-caixa-erra-e-paga-bolsa-familia-maior-20110106.html
Bom, graças ao Bom Deus até agora não tivemos um caso desses por aqui, mas alguns “clones” do Zégua, espalhados por esse “brasilzão” afora começaram a sofrer as conseqüências do incrível erro da Caixa.
A seguir, uma história real, envolvendo mais um clone de Zégua.
A beneficiária apareceu repentinamente, suando frio, respirando com dificuldades e aquele olhar fulminante, pior que o da medusa.
Na mão, trazia o temível papelzinho, o extrato de pagamento do beneficio. Lá estava escrito: “Nos meses de setembro e outubro a Caixa depositou 136 reais a mais em seu beneficio e estará parcelando desconto em seu beneficio nos próximos pagamentos.”
O parágrafo a seguir foi transcrito diretamente da mensagem enviada pela Zégua-Suly:
“A pobre que recebe apenas 22 reais de um benefício variável chega cheia de necessidade e fome e vê lá depositado um valor que todo mês cai na conta da sua melhor amiga que também é beneficiaria. Pois é. A dona acreditou que o MDS e a Caixa havia aumentado o beneficio dela, meteu o pau no dinheiro e agora ela acha que essa Zégua é que cometeu o erro, por isso acha que eu tenho que reembolsar o dinheiro pra Caixa.”
Bem, A HISTÓRIA SEGUINTE É FICTÍCIA, mas pode estar acontecendo em muitos lugares nesse exato momento, pois existem 82.595 famílias envolvidas.
Outubro de 2010. Dona Eufrosina chegou em casa eufórica. Lágrimas descem copiosamente dos seus olhos (aliás, de que outro lugar desceria as lágrimas, hein?). Abraça os filhos, beija o maridão e grita eufórica:
- O DINHEIRO AUMENTOU! O DINHEIRO AUMENTOU!
Dois dias depois.
- Que movimento é aquele na casa da dona Eufrosina, comadre Toinha?
- Ah, é o carro do Armazém Laskandoosoutros. É que dona Eufrosina comprou móveis novos pra casa.
- Vixe, comadre Toinha! Ela por acaso ganhou na megassena?
- Não, comadre Zefinha. É que o dinheiro do Bolsa Família dela aumentou. E aumentou muito, muito mesmo. Não sei como. Ela continua com a mesma quantidade de filhos. Só o meu que não aumenta nunca. Só faz é diminuir.
- É porque a senhora é besta, comadre. Amanhã eu vou bem cedo procurar o Zégua. Eu também vou querer esse aumento.
No dia seguinte, bem cedo.
- Bom dia. Queria saber porque continuo recebendo só isso? - A mulher joga o papel sobre a mesa, com certo desprezo. Zégua pega o papelzinho, lê e responde:
- Mas tá certo. Pela renda da senhora e pela quantidade de filhos, é isso mesmo.
- Quer dizer que meu dinheiro não vai aumentar?
- Não ouvi falar de nenhum aumento.
- Mas você é muito cara de pau. E o aumento que deu pra dona Eufrosina?
- Que história é essa?
- Se quiser eu até trago ela aqui, pra provar. Tá me chamando de mentirosa?
- Não, claro que não. Mas essa história é muito estranha.
- Que estranha nada, “siô”! Você aumentou tanto o dinheiro dela que ela tá comprando em tudo que é loja.
Zégua fica cada vez mais intrigado. Daqui a pouco, outras senhoras chegam, cobrando explicações. Como Zégua é o alvo, parece que até a crise do Oriente Médio é culpa dele.
Duas comadres conversando no fundo do quintal.
- Pois é, minha filha. Minha amiga Zuleima descobriu que a mulher do Zégua é sobrinha do cunhado da Marlilde. Tá lembrada que essa Marlilde tem uma filha casada com o Tonheiro, aquele vendedor de leite? Pois é. O irmão do Tonheiro, um tal de Bestinha, se juntou com a Canduca...
- A Canduca, aquela rapariga velha que mora perto da Casa da Cana? Ah, tá explicado! A filha dela se juntou com o Soquinho, ...
- Exatamente! O Soquinho, o filho mais velho de dona Eufrosina.
- Tá explicado tudo.
É inacreditável a capacidade humana para tentar manchar a reputação de um cidadão.
E a pressão aumenta. Mais uma pessoa foi agraciada com o misterioso aumento do Bolsa Família.
Zégua e seus colegas não sabem como explicar o que aconteceu. Procuram entrar em contato com o pessoal do 0800... que, para variar, estão “mais perdidos do que filhos de raparigas no Dia dos Pais”, como costumam dizer por aqui.
O tempo está muito quente. No meio de tanta pressão, ainda tem as eleições. Eleições de um lado, confusões no Bolsa Família do outro. E todos os Zéguas na mira do povo.
Bem, o tempo passa. Nada como o tempo para ajeitar certas “marmotas”. O período eleitoral passa. Uns cantam vitória. Outros tentam explicar a derrota. Mas o fogo está longe de se apagar nos departamentos dos zéguas.
Janeiro de 2011.
A CAIXA divulga a notícia-bomba (que transcrevemos acima). E, como desgraça pouca é bobagem, vejamos as conseqüências finais da trapalhada dos “hômi lá de cima”.
- Comadre Toina! Comadre Toinha! Corra aqui!
- Que foi, comadre Zefinha?
- O pessoal do armazém veio buscar os móveis da dona Eufrosina. Veja a cara de tristeza dela.
- Mas o que aconteceu comadre?
- Sei lá. Dizem que o dinheiro que dona Eufrosina recebeu foi um erro no cadastro dela e que agora ela tem que devolver tudo.
- Nossa Senhora! Coitada! Como é que fazem uma coisa dessa com os pobres? Por que é que o prefeito não demite logo aquele infeliz do Zégua?
As más notícias correm mais rápido do que fogo em palha seca banhada a álcool.
- DONA EUFROSINA TÁ NO HOSPITAL.
- A PRESSÃO DELA TÁ MUITO BAIXA.
- DIZEM QUE O MARIDO DELA TÁ DOIDINHO, DE FACÃO NA MÃO, PROCURANDO O ZÉGUA.
- TÃO DIZENDO QUE O ZÉGUA FUGIU DA CIDADE.
- DIZEM QUE ELE PEDIU PROTEÇÃO POLICIAL PRA ELE E PRA FAMÍLIA.
Como diz o velho ditado: "QUANDO EM BRASÍLIA OS HOMENS APRONTAM... É NA CABEÇA DO ZÉGUA QUE OS LASCADOS DESCONTAM!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante, essa é a realidade dos fotos!!
ResponderExcluirQ Deus proteja o Zégua que o caisa ta feia!!
Tenho um amigo que é Zégua, ele esta praticamente perdido com tantos problemas com esse tal de Sibec. Já disse a ele: Zégua, procura um psicologo Kara, tu vai pirar de vez!!
ResponderExcluirExiste umas donas que estão enloquecendo o Zégua.
no setor do Zégua tem muito Pressiga!!
Pois é; falo com todas as Donas Prissigas que,quando receberam a mais , não vieram reclamar e ainda votaram naquela lá, que era boazinha!
ResponderExcluirAgora que o TCU descobriu o voto-cabresto e mandou desmanchar a pouca vergonha , paguem quietinhas e sem encher o meu saco!
Olha que tem funcionado,hein?