Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

quarta-feira, 6 de julho de 2022

UM HOMEM, TRÊS PERSONALIDADES: UMA MORA SOZINHA, OUTRA COM A MÃE, E OUTRA COM A COMPANHEIRA...

             Recentemente, enquanto caminhava em direção ao meu local de trabalho, observei um casal na mesma estrada, uns 20 metros na frente. Algo me disse que eles estavam indo ao Cad Único, embora fosse possível ir em outras direções, pois o caminho era na praça. 

Uma coisa logo me chamou a atenção: eles estavam de mãos dadas, embora não fossem mais adolescentes. Não me compreendam mal, porém, quando vemos, nos dias de hoje, um casal de mãos dadas, existem várias possibilidades não simpáticas: 

- Ou a relação é recente; 

- Ou brigaram recentemente; 

- Ou um dos dois (ou os dois) está com a consciência pesada; 

- Ou simplesmente gostam de andar de mãos dadas, gente. Deixem de implicações maldosas. Hahaha!!! 

No caso eu tinha certeza de que era uma relação recente porque conhecia a mulher e sabia que ela era casada. Se, portanto, estava, em plena luz do dia, andando de mãos dadas com outro, então... 

Bem, eles pararam e ficaram me observando. "Aposto que querem saber sobre o Auxílio Brasil", pensei. 

Dito e feito. 

- Oi, bom dia! Pode nos dar uma informação? - Perguntou a mulher. 

- Sim, à vontade. 

- Pergunta pra ele - disse ela, olhando para o companheiro. 

- Ah, é que eu recebia o Auxílio Emergencial e como acabou agora quero fazer o Auxílio Brasil. 

- Você quer dizer que quer se cadastrar no Cadastro Único, né? - E expliquei pra ele a diferença entre os programas e como fazer pra ser beneficiado no novo. 

Então, já sabendo a resposta, me fiz de ingênuo e perguntei: 

- Você mora sozinho? 

- Sim, sim... - respondeu ele, todo vacilante. 

"BINGO! TÁ MENTINDO!" 

Então expliquei que a gente não estava fazendo cadastro de pessoas solteiras, etc. 

- Mas eu moro com a minha mãe - logo explicou. 

- Mas ela é aposentada - entregou a companheira dele. 

- Mas,... mas se eu incluir meu cadastro no dela (apontou para a companheira), pois a gente mora junto e... 

RAPAZ! SE FOSSE EU, ESTARIA CORADO DE VERGONHA. EM MENOS DE 2 MINUTOS O CABRA DIZ QUE MORA SOZINHO, DEPOIS QUE MORA COM A MÃE, DEPOIS QUE MORA COM A COMPANHEIRA (coisa que eu já sabia, é claro!). 

Eu, que já estava com vergonha por ele, fingi não perceber as descaradas contradições e expliquei que a dita companheira dele devia vir no Cad Único, trazer os documentos dele, blá! blá! blá! 

- Ah, eu queria tirar o meu ex do meu cadastro – disse ela – tá com mais de dois anos que a gente tá separado. 

- Já devia ter tirado, mulher – disse eu – mas quando você vier incluir teu companheiro, a gente aproveita e exclui o outro. Não vai ter burocracia, porque o sistema não permite que você tenha dois companheiros. 

Expliquei a ela que, no caso de exclusão de um ex, é necessário a visita e o parecer da Assistente Social ou envolver duas testemunhas que deverão assinar um documentos, blá! blá! blá!... mas, no caso de trocar um pelo outro é fácil porque o sistema ainda não permite um “trisal” (usei outras palavras, é claro). 

Então prosseguiram a caminhada, em outra direção e eu fiquei a sós com os meus pensamentos. 

“Coragem – disse pra mim mesmo – o dia está apenas começando”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário